Olhão lança concurso para a requalificação dos jardins da zona ribeirinha

Câmara de Olhão pretende que as obras comecem em Outubro

Foto: Projeto para o Jardim Pescador Olhanense

A Câmara de Olhão lançou hoje o concurso público da obra de requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, situados na frente ribeirinha da cidade. A empreitada tem um valor base de 1,4 milhões de euros e um prazo de execução de 480 dias.

Esta será a segunda fase de um projeto de grande dimensão, já em curso, que mudará profundamente a zona envolvente aos Mercados de Olhão, nomeadamente a Avenida 5 de Outubro e os dois jardins ali existentes. A ideia da autarquia olhanense é começar a obra em Outubro, como foi avançado no dia em que a Câmara garantiu um milhão de euros, vindos do Fundo Ambiental, para co-financiar a obra.

O projeto de requalificação dos dois jardins, que foi apresentado há cerca de dois anos, prevê a transformação destes dois espaços, privilegiando a ligação à Ria Formosa, através, por exemplo, da retirada do murete hoje existente.

Serão, inclusivamente, criadas estruturas no atual passeio ribeirinho que se projetam sobre a ria, duas no lado Poente (Pescador Olhanense) e outra no lado Nascente, como continuidade do monumento ao homem que dá nome ao jardim. Já o posto de combustível, vai desaparecer.

Projeto para o Jardim Patrão Joaquim Lopes

Inicialmente, estava previsto que a obra fosse feita, integralmente, no âmbito do programa Polis Ria Formosa, mas a empreitada dos jardins foi separada da de requalificação da avenida. Assim, é a Polis que está a realizar a intervenção na 5 de Outubro, que já está a decorrer.

Os atrasos na fase inicial desta intervenção levaram aos protestos de donos de negócios nesta zona, onde se concentram muitos restaurantes, o que levou a Câmara – que já havia manifestado «preocupação» com os atrasos – a isentar temporariamente os comerciantes de taxas.

Os interessados têm 30 dias, contados a partir de hoje, data em que o anúncio do concurso foi publicado em Diário da República, para apresentar propostas.

Comentários

pub