Obras do futuro Lar de Altura seguem «a bom ritmo»

Lar deve estar concluído em Maio deste ano

As obras do futuro Lar de Altura, em Castro Marim, seguem «a bom ritmo» e foram visitadas esta terça-feira, 5 de Fevereiro, por Maria Margarida Flores, diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro. 

Esta visita foi acompanhada também por Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, e pelo dirigente da associação cegonha Branca, responsável pela obra, Amadeu Chaves.

A construção do Lar de Altura, que se prevê que seja finalizada em Maio deste ano, foi retomada no final de 2017, depois de estar parada por 10 anos. «A resolução da Associação Cegonha Branca, com o total apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, vê agora chegar a bom termo um antigo sonho», diz a autarquia.

Em termos financeiros, depois da doação do terreno por parte do Município de Castro Marim e de um empenhado processo de licenciamento do Lar e Centro de Dia de Altura, em que o Município de Castro Marim garantiu todo o apoio técnico, esta obra representa um investimento de cerca de 1,9 milhões de euros, estimando-se que a autarquia contribua com cerca de 450 mil euros, em função das disponibilidades orçamentais.

«Este projeto nasceu da identificação de um dos maiores problemas do concelho, segundo o Diagnóstico Social de Castro Marim: a resposta social para idosos».

O isolamento, associado ao aumento da esperança média de vida, o crescimento de formas de organização familiar atípicas, ou mesmo a diminuição verificada nas redes formais ou informais de solidariedade, constituíram o enquadramento que deu origem à Associação Cegonha Branca e ao projeto do Lar de Idosos na freguesia de Altura, segundo o presidente da instituição Amadeu Chaves.

O Lar e Centro de Dia de Altura será constituído por 26 quartos, 6 individuais, 15 duplos e 5 triplos, com capacidade total para 51 utentes residentes (unidade funcional até 60 residentes).

A valência contará também com gabinete médico e de enfermagem, sala de movimentação, salas de atividades ocupacionais, salão de estar e bar, sala de refeições, cabeleireiro, piscina interior, com vestiários e duches, e jardim. Está prevista a criação de 25 a 30 postos de trabalho.

Comentários

pub