Marcha/corrida pôs 900 pessoas a mexer nas Fontes de Estômbar

Esta foi a primeira de três marchas/corrida que Lagoa vai acolher, antes do Verão

A correr ou a andar, foram cerca de 900 das pessoas que zelaram pela sua saúde, ao mesmo tempo que desfrutavam de uma paisagem de beleza reconhecida, na Marcha/Corrida do Sítio das Fontes em Estômbar, que decorreu no domingo.

Esta foi a primeira de três iniciativas semelhantes que a Câmara de Lagoa e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vão promover, até ao Verão. Depois das Fontes de Estômbar, a população é desafiada a fazer-se à estrada em Ferragudo (26 de Maio) e em Porches (2 de Junho).

No caso da primeira marcha/corrida, houve dois percursos à escolha, de 4,5 e 9 quilómetros.

Quanto à forma de percorrer estas distâncias, e escolha ficou ao critério dos participantes. Até porque o principal objetivo desta iniciativa é pôr a população a mexer, para bem da sua saúde.

«Segundo dados recentes divulgados pela Direção Geral de Saúde, aumentou nos últimos anos o número de portugueses com mais de 15 anos que “raramente” ou que “nunca praticaram” exercício ou desporto, passando de 66% em 2009 para 74% em 2017», lembrou Luís Encarnação, vice-presidente da Câmara de Lagoa, um dos participantes na marcha/corrida.

«Estes são números preocupantes, porque praticar atividade física é melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, temos todos que trabalhar em conjunto», acrescentou.

As marchas e corridas inscritas no programa do ano de Lagoa, cidade inclusiva, são organizadas pelo Município em parceria com o IPDJ. «Fazem parte do 1º Eixo da Estratégia Municipal de Desenvolvimento Desportivo, “Desporto para Todos” e concorrem para o objetivo da promoção universal da prática da atividade física em Lagoa», enquadrou a Câmara lagoense.

Comentários

pub