Loulé sensibiliza população para a prevenção de incêndios rurais

A legislação obriga a que os trabalhos de gestão de combustível devam decorrer até ao dia 15 de Março

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé está a levar a cabo um conjunto de ações de sensibilização que visam a prevenção dos incêndios rurais nas freguesias prioritárias do concelho. 

Segundo a Câmara de Loulé, «através deste plano pretende-se, fundamentalmente, informar a população para a obrigatoriedade de proceder à limpeza de uma faixa de gestão de combustível de 50 metros em redor das habitações e 100 metros ​nos ​aglomerados populacionais, bem como procedimentos de autoproteção em caso de ocorrências».

Estas ações iniciaram-se no passado dia 7 de Fevereiro, no mercado mensal de Ameixial, e vão alargar-se a outros mercados do Concelho​,​ ​ainda no corrente mês.

Assim, a mesma iniciativa terá lugar n​o dia 21, no mercado de Alte, no dia 23, no mercado do Azinhal, no dia 24, no mercado de Querença, e nos dias 2 e 3 de Março, nos mercados de Benafim e Salir, respetivamente​. Estas ações têm a colaboração do núcleo SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Loulé e os Bombeiros Municipais.

Em simultâneo, o Serviço Municipal de Proteção Civil promove uma sensibilização de maior proximidade com a população, nos aglomerados populacionais das mesmas freguesias, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos alusivos às mesmas temáticas.

A legislação obriga a que os trabalhos de gestão de combustível devam decorrer até ao dia 15 de Março. As coimas aplicadas pela ausência desta prática foram aumentadas para o dobro em relação ao ano anterior, passando de 120 mil euros para 280 mil euros.

Comentários

pub