Lagos vai continuar a alimentar “O Prato Certo”

Projeto tem um orçamento global de cerca de 371 mil euros,

Créditos: Depositphotos

A Câmara de Lagos comprometeu-se a dar cerca de 5 mil euros para que a campanha de educação alimentar “O Prato Certo”, do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, continue. 

Lagos vai participar na candidatura ao CRESC Algarve (Portugal Inovação Social – Programa de Parcerias para o Impacto) que visa obter financiamento para dar continuidade ao projeto.

O assunto foi, esta quarta-feira, 6 de Fevereiro, presente e apreciado em reunião de Câmara, tendo sido deliberado aprovar a carta de compromisso de investimento social, através da qual o Município se compromete a cofinanciar a implementação do plano de desenvolvimento desta Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) no triénio 2019 a 2021 com um valor de 5.193 euros.

O projeto tem um orçamento global de cerca de 371 mil euros, dos quais perto de 297 mil provêm do programa Portugal Inovação Social e o remanescente resulta da comparticipação dos 16 municípios.

Neste âmbito, Lagos irá acolher a realização de 14 ações específicas e sete ações gerais, todas no âmbito da promoção da saúde alimentar, assim como apoio técnico na definição de estratégias e modelos de alimentação social (cantinas, refeitórios empresariais e de entidades públicas) que respeitem a Dieta Mediterrânica e os seus princípios fundadores, designadamente: a produção local e sazonal; a redução de desperdícios alimentares; a alimentação saudável e acessível; e a alimentação enquanto espaço ativo de convivialidade.

Esta parceria foi constituída em 2018, envolvendo um conjunto alargado de entidades, onde se inclui a InLoco, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Direção Geral de Saúde e a Administração regional de Saúde do Algarve, o Centro Distrital de Segurança Social de Faro, a Universidade do Algarve e os municípios da região.

O projeto piloto teve a duração de um ano e contou com a participação de uma equipa pluridisciplinar composta por nutricionistas, chefs, antropólogos, sociólogos e o apoio empenhado de uma rede regional de técnicos municipais e das entidades públicas e privadas que operam na área social.

A primeira etapa do projeto consubstanciou-se num trabalho de campo, realizado em todas as freguesias do Algarve, que avaliou o acesso dos agregados familiares a uma alimentação saudável e económica.

Foram igualmente desenvolvidas competências na área da alimentação saudável e acessível, tendo por base a Dieta Mediterrânica, nos profissionais que trabalham com os grupos de risco, assim como ações de sensibilização, mobilização e capacitação dos agregados familiares de maior risco para as vantagens da alimentação saudável e acessível.

No âmbito desse trabalho foi também editado o livro “O Prato Certo – Receitas e dicas para comer bem e poupar”, um auxiliar com soluções simples de executar, que permitem cozinhar refeições saborosas, boas para a saúde e acessíveis a qualquer bolsa, tudo para ajudar as famílias da região a tomarem melhores decisões alimentares e, assim, aumentar a sua qualidade de vida.

Comentários

pub