Floresta e agricultura são os temas centrais das Jornadas do Mundo Rural que decorrem nos dias 1 e 2 de Março, no Espaço Guadiana, em Alcoutim.
As Câmaras de Alcoutim e de Mértola organizam, em conjunto, a iniciativa.
Esta organização «decorre de uma visão de território integrada que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois Municípios enfrentam (baixa densidade, vulnerabilidade à desertificação e alterações climáticas) não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios», diz a Câmara de Alcoutim.
Nesse sentido «têm estes dois Municípios encetado um conjunto de reflexões, iniciativas e projetos conjuntos e/ou complementares em várias áreas», acrescenta.
O evento conta com a participação de um «conjunto prestigiado de oradores de instituições de relevância para o setor, com o objetivo estratégico e transversal de apresentar os desafios e oportunidades que os profissionais e as instituições têm de enfrentar, e sobre os quais importa refletir de forma global, contando com espaços abertos ao debate em torno das questões apresentadas».
Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Júlio Cabrita, da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, e Ricardo Bernardino, GAL Rural – Terras do Baixo Guadiana, são algumas das entidades convidadas para o evento que contará ainda com perto de duas dezenas de oradores.
A divulgação de exemplos de boas práticas já em curso será também um dos pontos de interesse, onde as organizações, grandes e pequenas, identifiquem os fatores de competitividade e os desafios que as empresas locais irão apresentar.
Com abertura marcada para as 9h45 de sexta-feira, dia 1 de Março, o evento tem participação gratuita e está aberto ao público em geral.
Para mais informações e inscrições contactar a Câmara Municipal de Alcoutim através do telefone 281540 564 ou do e-mail gabinete.florestal@cm-alcoutim.pt ou lina.cumeadas@gmail.com .
Comentários