Governo confirma que vai haver uma 4ª edição do 365Algarve

Só estavam previstas, inicialmente, três edições

O Governo acaba de confirmar que vai haver uma 4ª edição do programa cultural “365Algarve”, que percorre a região na época baixa, a ter lugar entre Outubro deste ano e Maio de 2020.

Esta decisão surge «depois de três edições em que foi notória a articulação entre os agentes turísticos e culturais». Este é um programa que, aliás, tinha previstas apenas três edições, mas o sucesso fez com que o Governo avançasse para uma quarta.

Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, «o 365 Algarve tem sido um instrumento importante para promover este destino com um destino vivo durante todo o ano. Por isso vamos lançar a 4ª edição, entre Outubro deste ano e Maio de 2020».

«O sucesso deste programa tem permitido criar experiências únicas, culturais, autênticas e surpreendentes quer para os residentes nacionais e estrangeiros, quer para os turistas. Temos feito também um grande esforço de captação de rotas aéreas na época baixa. Desde 2016, as dormidas na época baixa cresceram 23%. E entre o Inverno 2015/2016 e o atual Inverno (2018/2019), o número de lugares de avião subiu 33%», acrescenta.

Já Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, considera que «lançar a 4ª edição do 365Algarve é dar continuidade a uma estratégia de dinamização do território e de descentralização da Cultura. Este programa já mostrou que é possível contrariar a sazonalidade e criar novas centralidades através de uma programação cultural estruturada, pensada e de qualidade, ancorada nas características regionais. Prova do sucesso desta iniciativa são as inúmeras sessões esgotadas e a crescente notoriedade que o programa tem conquistado. Na 3ª edição, em curso, já ultrapassámos os 40 mil espectadores apenas entre Outubro e Dezembro».

Dinamizado pelas áreas de governação da Economia e da Cultura, o 365Algarve foi criado em 2016 para melhorar a atratividade e a experiência turística em todos os municípios da região, atenuando a sazonalidade através de uma programação cultural de qualidade, construída a partir das propostas do tecido artístico local.

«O 365Algarve tem atraído cada vez mais público e a média de espectadores por sessão aumentou em todas as edições. Até à data, assistiram aos eventos mais de 300 mil espectadores. Nos últimos três anos, foram promovidas 1553 iniciativas, num investimento global de 4,5 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal», diz um comunicado conjunto das secretarias de Estado do Turismo e da Cultura.

Ao mesmo tempo, as dormidas no Algarve durante a época baixa aumentaram 23% desde 2016. Em reflexo disso, a taxa de sazonalidade diminuiu de 46% em 2015, para 42,9% em 2017. Em Novembro e Dezembro de 2018, os passageiros desembarcados no aeroporto de Faro aumentaram 16,4% e 23,3%, respetivamente.

Algumas das iniciativas de maior sucesso do “365Algarve” são o projeto Lavrar o Mar, que tem levado iniciativas culturais surpreendentes a Aljezur e Monchique, o “Video Lucem”, dinamizado pelo Cineclube de Faro e que, após duas edições de cinema nas igrejas, tem, este ano, cine-concertos em locais improváveis, ou o “Festival do Contrabando” que liga, literalmente, Alcoutim a San Lucar do Guadiana (Espanha).

A estes junta-se o “Jazz nas Adegas”, cujas sessões, em Silves, tem estado sempre esgotadas. 

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