Fórum Municipal de Juventude dá voz aos jovens de Alcoutim

Câmara quer envolver os jovens na definição das políticas que lhes são dirigidas

Alcoutim criou um Fórum Municipal de Juventude, para que os jovens do concelho possam dar o seu contributo para as políticas de juventude da Câmara.

A autarquia alcouteneja aprovou na passada semana a proposta de regulamento interno do Fórum, que pretende ser «um novo espaço comum de diálogo e reflexão que aproxime a autarquia e a juventude do concelho, fomentando a definição e desenvolvimento de novas políticas municipais de juventude, adequadas à realidade e necessidades dos jovens».

«É dos jovens o futuro e são as novas gerações dos dias de hoje as construtoras da sociedade que teremos e seremos nos dias de amanhã. É com este pressuposto que o Município de Alcoutim considera fundamental incrementar a participação ativa dos jovens, no processo de construção de uma comunidade que se pretende mais inclusiva, mais solidária e mais feliz», segundo a Câmara de Alcoutim.

Mas, para criar políticas de juventude, é «essencial conhecer quais os reais anseios e aspirações dos jovens, as suas prioridades e os seus interesses, o que só é possível ouvindo atentamente a sua voz».

«O Fórum da Juventude é, assim, uma plataforma de auscultação dos jovens, um espaço de discussão, consulta e troca de experiências, assumindo também funções de dinamização e promoção de atividades na área de intervenção da juventude, envolvendo todos os jovens munícipes (formalmente associados ou não), representantes da área da juventude das juntas de freguesia e, instituições, associações e/ou estruturas que trabalham para e com esta camada da população, sem exceções, criando grupos de trabalho e redes de contactos que permitam envolvê-los de forma mais ativa naquilo que são os projetos e as políticas dos jovens do município», concluiu a autarquia alcouteneja.

Comentários

pub