Forasteiros dominam Taça de Portugal de DHI em São Brás de Alportel

Prova internacional de downhill coroou, em elite, o espanhol Ángel Suarez e a britânica Tahnée Seagrave, os favoritos por serem os participantes mais bem posicionados no ranking mundial

O espanhol Ángel Suarez (The Yt Mob) e a britânica Tahnée Seagrave (Transition Bikes/FMD Factory Racing) triunfaram, pelo segundo ano consecutivo, na abertura da Taça de Portugal de Downhill (DHI). O sucesso repetido na abertura do Troféu foi desta vez conseguido na localidade algarvia de São Brás de Alportel.

Na descida de qualificação da competição inscrita no calendário internacional, o galego Ángel Suarez (26º do ranking mundial) não entrou nos primeiros dez classificados.

Na final, Suarez somou o melhor registo de toda a competição, com 2’35”467, antecipando em mais de um segundo o tempo de do vice-campeão nacional da especialidade, José Borges (Miranda Factory Team), segundo classificado, com 2’36”512.

O britânico Jack Reading (One Vision Global Racing), 91º do ranking mundial, foi o mais rápido na descida de qualificação, mas acabou a prova inaugural do troféu no terceiro lugar, com o cronómetro a estancar nos 2’37”145.

O vencedor em título da Taça de Portugal, o campeão nacional Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo), não foi além do nono lugar final, com o registo de 2’40”235.

A britânica Tahnée Seagrave venceu a prova feminina

Entre a elite feminina, a britânica Tahnée Seagrave (Transition Bikes/ FMD Factory Racing) voltou a impor-se na primeira prova oficial da época portuguesa de DHI.

A corredora britânica, número dois do ranking mundial, impôs a esperada hegemonia (2’57”914) antecipando em mais de dois segundos o registo da segunda classificada, a alemã Veronika Widmann (Bike Club Egna Neumarkt), que gastou 3’00”355.

Margarida Bandeira (Montanha Clube / LouzanPark) posicionou-se no terceiro lugar da elite feminina, com o registo 3’27”423.

A classificação final da três primeiras classificadas repetiu o alinhamento anteriormente conseguido aquando da descida de qualificação.

Na ronda de São Brás de Alportel, que atribuiu os primeiros pontos da Taça de Portugal de DHI, outros vencedores foram consagrados.

A prova de juniores masculinos teve um vencedor nacional. Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) impôs-se tangencialmente – 2’42”114 contra 2’42”835 – sobre Jamie Edmondson (Transition Bikes / Muc-off Factory Racing), o mais rápido na qualificação. O terceiro lugar final foi pertença de Orion Kichmayer (LAESPORT), com o tempo de 2’47”368.

Nos cadetes, o mais rápido em São Brás de Alportel foi Nuno Reis (Maiatos) com o registo de 2’50’’684. O pódio desta categoria foi preenchido com mais um corredor britânico, Dennis Luffman (Transition / FMD Factory Racing), segundo classificado. O terceiro lugar coube a Mario Ruiz (Miranda Bike CC).

Nas restantes categorias, Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) venceu nos Masters 30, José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira) foi o mais rápido nos Masters 40 e Antero Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães) levou a melhor entre os Masters 50. A prova de promoção foi conquistada por Leonel Henrique (Wildpack Algarve Racing).

A segunda prova da Taça de Portugal de DHI decorre a 17 de Março, em Porto de Mós.

Comentários

pub