Férias inclusivas de Portimão começam já no Carnaval

A segunda edição do FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia vai ser alargada a todos os períodos de interrupção escolar

A nova temporada do FICA- Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia vai começar já no Carnaval e proporcionar um programa diversificado de atividades a crianças e jovens com multideficiências.

A associação Teia d’Impulsos e a Câmara de Portimão voltaram a unir esforço, depois do sucesso alcançado em 2018, com a 1ª edição do FICA. Em 2019, a iniciativa «surge não apenas num contexto de férias escolares mas também de ocupação de tempos livres, oferecendo uma resposta complementar à instituição escola com quatro períodos de atividades desde já calendarizados: 4 a 6 de Março; 8 a 22 de Abril; 10 de Junho a 15 de Setembro e de 15 a 30 de Dezembro», segundo a autarquia portimonense.

Os interessados em participar no campo de férias que decorrerá já na próxima semana poderão fazê-lo preenchendo o formulário online, disponível neste link.

As atividades vão decorrer entre os dias 4 e 6, no Espaço Raiz- Teia d’Impulsos, entre as 9h00 e as 16h00. O programa contempla atividades de dança, expressão plástica, culinária e hortas com a colaboração de instrutores e o apoio da equipa da Teia d’Impulsos, amigos e voluntários.

 

 

Com esta programação, pretende-se promover a inclusão, integração e ocupação de crianças e jovens portadoras de deficiência na sociedade, em pleno exercício da sua cidadania.

«O projeto de Férias Inclusivas para a Comidade Algarvia surgiu em 2018 em resultado de várias vontades e sensibilidades e veio multiplicar ambições, sorrisos, experiências e muitas alegrias junto de todos os jovens que participaram nos primeiros campos de férias de verão e de Natal onde, apesar das suas diferenças, tiveram a oportunidade de dançar, fazer teatro, yoga e meditação, cerâmica, andar à vela, ir ao cabeleireiro, passear e até mesmo patinar no gelo», descreveu a Câmara de Portimão.

Para além do valor lúdico, desportivo e cultural este projeto «de características únicas e inovadoras no Algarve, distingue-se pelo carácter social e pedagógico e vem preencher uma lacuna de organização e resposta social que se verifica ao nível da oferta de programas de férias especializados para as crianças e jovens com necessidades especiais».

Mais informações podem ser obtidas junto da associação Teia d’Impulsos através do email [email protected] ou do telefone 967404720.

 

Veja as imagens do FICA 2018:

Fotos: Câmara de Portimão

Comentários

pub