Faro transfere 280 mil euros para os agrupamentos escolares

Transferência de meios e de competências foi aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara

Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

A Câmara de Faro vai transferir 280 mil euros para os agrupamentos escolares do concelho, com o objetivo de «dotar as escolas do concelho de autonomia financeira e capacidade de atuação para desenvolver o seu trabalho».

O protocolo de transferência de competências e meios para os agrupamentos do concelho, relativo ao ano de 2019, foi aprovado por unanimidade hoje, segunda-feira,e m reunião de Câmara.
«Ao valor que é proposto para a transferência de meios, acresce ainda o valor cabimentado de cerca de 108 mil euros referentes à ação social escolar, que só é possível distribuir após o início do ano letivo, de acordo com o número de alunos carenciados no concelho», segundo a Câmara de Faro.

A autarquia quer, desta forma, «reforçar a autonomia das direções dos agrupamentos, colocando em prática uma estratégia integrada de gestão local do parque escolar para responder às necessidades dos estabelecimentos de ensino».

«Pretende-se ainda privilegiar o papel dos agrupamentos de escolas do município no diagnóstico das necessidades e na definição de medidas de planeamento educativo, promotoras de agilidade e eficiência e zeladoras de um parque escolar favorável à prática educativa», acrescentou a Câmara de Faro.

Além da transferência de competências e dos respetivos meios financieros, a autarquia «continua a oferecer os manuais escolares e os materiais pedagógicos aos mais carenciados, sem esquecer o pequeno-almoço, o almoço e o transporte, que a Câmara Municipal de Faro continuará a providenciar gratuitamente àqueles que comprovadamente necessitam»

«A educação continua assim a ser uma aposta política prioritária, desde logo pelo investimento na melhoria das condições disponíveis para a prática do ensino e pelo reforço no apoio às direcões, que tem permitido ter escolas mais funcionais e modernas», concluiu a Câmara de Faro.

Comentários

pub