Estudantes algarvios que conheceram refugiados na Grécia contam a história em livro

Gonçalo Jacob, Cátia Orvalho, Luísa Lino e Rafael Pina já venceram prémio de comunicação “Pela Diversidade Cultural”

O livro “Rostos de Guerra”, escrito por quarto ex-alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, vai ser lançado, no próximo dia 10 de Fevereiro, às 16h00, na FNAC do Fórum Algarve.

O grupo de estudantes composto por Gonçalo Jacob, Cátia Orvalho, Luísa Lino e Rafael Pina, que concluiu recentemente o ensino secundário, lembra que «tudo começou num projeto escolar Erasmus+, que nos levou à Grécia em 2017, onde tivemos contacto com refugiados sírios. A viagem marcou-nos de tal forma que decidimos começar a escrever».

Segundo os autores, «a pouco e pouco, os nossos textos cresceram, deram origem a uma edição escolar e começamos a participar em diversos eventos, como o Festival Literário Internacional de Querença, até que, ainda em 2017, vencemos o prémio de comunicação “Pela Diversidade Cultural” na categoria Jovem, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações».

Os jovens continuaram a escrever e, «passado algum tempo, decidimos publicar todos os textos que tínhamos escrito, desta vez através de uma editora. Culmina assim esta aventura no lançamento do livro», concluem.

Comentários

pub