Especialistas em citricultura reúnem-se na “Conferência Laranja XXI”

Diretor regional de Agricultura e Pescas participa na sessão de abertura

Especialistas em citricultura vão reunir-se na “Conferência Laranja XXI”, que está marcada para 15 de Fevereiro, sexta-feira, às 14h00, na Sala de Colóquios da Fissul e que integra a III Mostra Silves Capital da Laranja.

A conferência que vai contar, na sessão de abertura, com as presenças de Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves e Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas, será moderada por João Garcia, técnico da autarquia silvense.

Este evento «permitirá debater temas mais ligados ao planeamento e financiamento agrícolas, bem como temas mais científicos», explica a Câmara de Silves.

A inauguração da III Mostra Silves Capital da Laranja está marcada para dia 15, às 10h30. A mostra vai contar com várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais.


Programa da “Conferência Laranja XXI”:

14h00 – Sessão de Abertura – Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves | Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve | Amílcar Duarte, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg
14h20 – Abertura dos trabalhos
14h30 – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (AMAL) | Recursos Hídricos e Agricultura, com Luís Dias (Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa)
15h00 – Huanglongbing (HLB), uma ameaça à citricultura. O caso do Brasil, com Paulo Paiva (IFTM Campus Uberaba-Brasil/UAlg)
15h30 – A Tristeza dos citrinos. Novas ameaças e linhas de investigação em curso, com Natália Marques (Fac. Ciências e Tecnologia da UAlg)
16h00 – Coffee Break
16h30 – A rega dos citrinos, com José Carlos Tomás (Dir. Regional de Agricultura e Pescas do Algarve)
17h00 – AlgarOrange, Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, com José Oliveira (AlgarOrange)
17h30 – Debate
18h30 – Encerramento dos trabalhos

Comentários

pub