Dona Filipa ensina a fazer as suas famosas bonecas de pano

Artesã distingue-se pela confeção de bonecos de pano representativos do mundo rural algarvio

O curso de bonecas de pano, ministrado por Filipa Faísca de Sousa, uma das mais carismáticas artesãs do concelho de Loulé, decorre de 9 de Março a 13 de Abril.

A Dona Filipa, natural de Querença, distingue-se, entre outras vertentes, pela confeção de bonecos de pano representativos do mundo rural algarvio, onde cada figura faz alusão às tarefas desempenhadas pelas gentes do interior, compondo verdadeiras peças de etnografia local que constituem um cartão postal de Querença e do próprio concelho.

A Câmara de Loulé, através deste projeto, «pretende apoiar a formação na área das artes e ofícios tradicionais, contribuindo para a sua revitalização, bem como para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial».

«Pretendendo contribuir para continuidade desta arte e para a renovação geracional de saberes cuja origem se perde no tempo, o curso tem como objetivos dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam dominar os materiais, os processos e técnicas, bem como entrar em contacto com as histórias e enquadramento por detrás da confeção de cada boneca», explica a autarquia louletana.

Com um total de 42 horas, o curso, que faz parte do projeto Loulé Criativo, vai decorrer aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Convento Espírito Santo, em Loulé. Destina-se a maiores de 18 anos, com interesse em aprender e aplicar os conhecimentos obtidos, não sendo necessária experiência prévia.

Para mais informações, pode ligar o 289400894.

Comentários

pub