Descobertas arqueológicas mais relevantes de 2017 mostram-se em Milreu

A entrada é livre

A exposição itinerante “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado – 2017” vai ser inaugurada esta quinta-feira, 7 de Fevereiro, às 17h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro). 

«Esta exposição tem como objetivo promover o conhecimento gerado pela arqueologia e sensibilizar o público para esta atividade, através da apresentação de algumas das mais importantes intervenções e descobertas arqueológicas realizadas em 2017, em todo o território nacional», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Anualmente são realizadas mais de 1500 intervenções arqueológicas e identificados importantes sítios arqueológicos, mas frequentemente esta informação passa, na grande maioria, despercebida do público em geral.

Dois dos trabalhos arqueológicos que merecem destaque são a prospeção geofísica e as sondagens arqueológicas efetuadas na cidade romana de Balsa, em Luz de Tavira, concelho de Tavira, e a escavação de uma fábrica de salga romana, na cidade de Faro.

A inauguração da iniciativa “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado” será precedida pela apresentação do projeto por Maria Catarina Coelho, diretora do Departamento dos Bens Culturais da Direção-Geral do Património Cultural, seguindo-se a duas pequenas conferências dos arqueólogos responsáveis das intervenções efetuadas em Tavira e Faro.

O encerramento será efetuado por Adriana Nogueira, diretora Regional de Cultura do Algarve. Depois de Lisboa e Faro, esta exposição continuará durante o corrente ano a percorrer o país.

A entrada é livre e a mostra ficará patente ao público até 3 de Março próximo.

A exposição é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural em parceria com as Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, contando também com a participação da Direção Regional da Cultura dos Açores.

Comentários

pub