Conferência revela como foi o “1º milénio antes de Cristo em Tavira”

Sessão é de entrada gratuita

“O 1º milénio antes de Cristo em Tavira” vai ser dado a conhecer, no dia 16 de Fevereiro, às 10h30, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira, numa conferência do arqueólogo Celso Candeias. Esta conferência vai realizar-se no seguimento da exposição “Arqueologia em Tavira: Desvendado o Passado”, que está patente no Núcleo Islâmico.

Segundo a Câmara de Tavira, esta ação «visa apresentar à comunidade uma síntese deste período da história, em Tavira, nomeadamente, as ocupações humanas no final da Idade do Bronze, da Idade do Ferro, orientalizante e pós-orientalizante, e do período Romano Republicano».

A autarquia conta que «a ocupação humana mais antiga registada na cidade, até ao momento, remonta à fase final da chamada Idade do Bronze (c. 800 a.C.). A partir dessa altura, e até ao século VI a.C., os habitantes do povoado de cabanas circulares, que ocupava a atual colina de Santa Maria, assistem à chegada de povos oriundos do mediterrâneo oriental, de origem fenícia, que aqui se instalam, interagindo pacificamente entre si, marcando, deste modo, o início da Idade do Ferro».

Já «entre o século V e o III a.C., as populações, culturalmente resultantes do contacto entre indígenas da Idade do Bronze e fenícios orientais, sempre sujeitas a contactos externos, continuam a habitar a colina até ao momento em que esta é, aparentemente, abandonada, durante o séc. III a.C., não servindo para os primeiros romanos que pisaram o nosso território, os quais optaram por instalar-se num outro local».

A sessão é gratuita e destina-se ao público em geral.

Comentários

pub