Concurso para novo cais para marítimo-turísticas de VRSA vai ser lançado em Fevereiro

Obra vai custar 185 mil euros

Foto de arquivo

A Docapesca vai lançar, em Fevereiro, um novo concurso para o projeto de execução do novo Cais das Embarcações Martítimo-turísticas de Vila Real de Santo António. A garantia foi dada pelo gabinete da ministra do Mar, em resposta a uma pergunta do PCP sobre a reabilitação do cais que, segundo os comunistas, está num «tal estado de degradação que ameaça afundar».

Segundo o Ministério do Mar, depois de, em Julho de 2018, a Docapesca ter lançado um concurso para a elaboração do projeto do cais, que não teve propostas válidas, a empresa «informou que irá ser lançado um novo procedimento para a realização do respetivo Projeto de Execução no próximo mês de Fevereiro».

De acordo com o Governo, «prevê-se que o procedimento para a contratação da construção e instalação do cais se concretize no segundo semestre de 2019».

A obra deve custar 185 mil euros, de acordo com a resposta do Ministério do Mar ao PCP.

O Governo lembra ainda que este cais cais «foi objeto de uma intervenção de reabilitação no ano de 2016, no valor de 36 mil euros, para que se pudessem garantir as condições de segurança para o embarque e desembarque de passageiros durante o período de construção do novo Cais Transfronteiriço».

O gabinete de Ana Paula Vitorino, na resposta aos comunistas, diz ainda que, depois de concluído o cais transfronteiriço, «procedeu-se à interdição do embarque e desembarque de pessoas e bens no Cais das Embarcações Marítimo-turísticas».

Para resolver o problema criado à Empresa de Transportes do Guadiana, que utiliza este cais para atracar o barco que faz a carreira fluvial entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, a Docapesca «informou que vai proceder à substituição de duas escadas para acesso à embarcação na zona do cais comercial de Vila Real de Santo António.

Comentários

pub