Concerto com Luaty Beirão e Batida marca início dos “Encontros do DeVIR”

Encontros do DeVIR arrancam em Loulé e vão ter, ao todo, 11 espetáculos

“Ikoqwe” é o concerto do ativista angolano Luaty Beirão (rapper Ikonoklasta) e Batida (projeto de Pedro Coquenão) que marca, no Cine-Teatro Louletano, o arranque dos espetáculos da quinta edição do Festival “Encontros do DeVIR”, no próximo sábado, 23 de Fevereiro, às 21h30.

No mesmo dia, realiza-se o colóquio “Denunciar o presente, discutir o futuro”, no Auditório do Solar da Música Nova, às 15h30, e é inaugurada a exposição “De(a)Nunciar, Aleixo Hoje”, um conjunto de instalações de José Laginha, diretor artístico do Festival.

As obras de José Laginha «abordam questões da atualidade, de âmbito local e internacional que, segundo o criador, mereceriam o interesse e a atenção do poeta António Aleixo, caso fosse nosso contemporâneo», diz a Câmara de Loulé. Esta mostra está patente na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo.

Loulé não vai acolher apenas a abertura deste festival, que conta com 11 espetáculos, um workshop, dois colóquios e quatro exposições. No total, serão 41 criações, 52 reflexões por pensadores, investigadores e criadores de diferentes áreas (dança, astronomia, teatro, política, escrita, cinema, entre outras) e de diferentes países.

Os espetáculos voltam à cidade louletana a 23 de Março, com destaque para a dança, também no Cine-Teatro Louletano. “Material Men redux”, de Shobana Jeyasingh (Índia/Inglaterra), é um espetáculo que explora, «de forma dinâmica e comovente, a violência da perda e da criação de novas formas de pertença e integração», explica a autarquia louletana.

Já no dia 5 de Abril, «fazendo jus ao seu caráter internacional, e à forte aposta na dança», os “Encontros do DeVIR” apresentam, na mesma sala, três novos espetáculos, todos em estreia nacional: “Stepping Stones”, “A Moment” e “Aqua” com criadores e intérpretes holandeses, belgas e espanhóis.

No Cine-Teatro Louletano, a última apresentação terá lugar a 11 de Maio. “Le Terrier” é uma criação de um dos grandes nomes da dança contemporânea atual, Samuel Lefreuvre e Florencia Demestri (Bélgica).

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt.

Além disso, pode ainda consultar a sua página de facebook – ou o website . Os bilhtes podem ainda ser comprados nos locais aderentes ou na plataforma BOL.

Comentários

pub
pub