Cine-Teatro Louletano promove programação ambiciosa para a comunidade escolar

Todos os espetáculos para a comunidade escolar no Cine-Teatro terão, pela primeira vez, entrada gratuita para alunos e docentes

O Cine-Teatro Louletano reforçou, para a presente temporada, que decorre entre Janeiro e Julho, a sua programação artística destinada ao universo escolar, apresentando diversas propostas na área da música, dança, teatro e multidisciplinar.

São propostas que vão do pré-escolar ao 2º e 3º ciclos, todas elas em estreia no Sul do país e tendo o Cine-Teatro como coprodutor de uma parte considerável, continuando assim a sua declarada política de apoio à criação e circulação nacionais.

Todos os espetáculos para a comunidade escolar no Cine-Teatro terão, pela primeira vez, entrada gratuita para alunos e docentes.

«A atenção aos conteúdos e formatos pensados para o público escolar tem sido uma tónica da estratégia de intervenção cultural do Cine-Teatro Louletano», que foi incrementada com a inauguração, no sábado, do Auditório do Solar da Música Nova, cuja programação terá como enfoque central a mediação cultural e artística numa forte interação quer com as escolas do concelho quer com o Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, havendo inclusive um claro aumento do investimento na componente da formação dirigida aos profissionais da área do ensino.

Assim, e no que respeita a espetáculos, terá lugar a 5 e 6 de Fevereiro, em estreia nacional no Cine-Teatro Louletano, “Elastic”, uma peça de teatro sobre a amizade (numa espécie de concerto encenado com textos de poetas algarvios), do encenador João de Brito, dirigida a alunos do 3º ciclo. Trata-se de um espetáculo integrado no programa cultural 365 Algarve.

Nas áreas da dança e música, a 26 e 27 de Fevereiro são apresentadas 4 sessões da criação “Nocturno”, que revisita o imaginário da noite e dos medos, assinada pela pianista Joana Gama e pelo coreógrafo e encenador Victor Hugo Pontes e destinada a alunos do 1º ciclo.

Já “Abel e Amália”, da Vaivém Insuflável (da associação corpodehoje, sediada em Tavira), ocorrerá a 16 e a 17 de Maio, novamente com quatro apresentações destinadas a alunos do 1º ciclo.

É um espetáculo, igualmente coproduzido pelo Cine-Teatro, que aborda a importância da positividade na vida cruzando as linguagens teatral e coreográfica.

Para tratar as pertinentes questões da identidade e da (igualdade) de género, Catarina Requeijo, atriz e encenadora, ruma a Loulé com a peça de teatro “É pró menino e prá menina” (também coproduzida pelo Cine-Teatro), dirigida essencialmente às crianças do pré-escolar, havendo ainda um workshop associado, sobre os processos criativos subjacentes a esta criação, para profissionais da área do ensino que trabalham estas temáticas com aquele público-alvo.

Além dos espetáculos dirigidos às escolas, está prevista uma programação paralela que incide na dimensão da mediação artística, com a realização de debates, tertúlias, concertos comentados, conferências performativas e formações de cariz intensivo, numa estreita articulação em rede entre o Cine-Teatro e o novo Auditório do Solar da Música Nova, espaço predominantemente vocacionado para essa vertente de aproximação dos públicos às artes performativas.

No que concerne à formação, o objetivo central é privilegiar a arte para a infância (aposta do Cine-Teatro desde 2017) com várias propostas que visam dotar os educadores, mediadores, artistas e outros profissionais, que trabalham com crianças entre os 0 e os 10/12 anos, de «estratégias e ferramentas que lhes permitam um desempenho qualitativamente diferenciador, atualizado e impactante».

Assim, a reconhecida Companhia de Música Teatral (Lisboa) promove, de 18 a 20 de Fevereiro, a formação transitiva GermInArte, em três módulos de três horas cada (em regime pós-laboral), dirigindo-se a educadores, mediadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância.

A ação terá lugar no Auditório do Solar da Música Nova em Loulé, sendo igualmente realizada nos mesmos dias no período da manhã na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (parceira do Cine-Teatro Louletano nesta aposta na arte para a infância) com alunos da licenciatura em Educação Básica e do mestrado em Educação Pré-Escolar.

A mesma Companhia de Música Teatral volta a Loulé entre 1 e 7 de Julho para uma nova formação imersiva, “Jardim Interior” (destinada ao mesmo público-alvo), desta vez em regime diurno, a qual se realiza pela primeira vez fora de Lisboa depois de três anos de ocorrência, com assinalável impacto e sucesso, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto “GermInarte – Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância”, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian entre 2015 e 2018, trouxe uma série de reflexões e de práticas de formação de caráter artístico e educativo visando a qualificação de profissionais em contacto com a infância.

Essas mesmas experiências e saberes serão partilhados por Helena Rodrigues, da já aludida Companhia de Música Teatral, na conferência “Florir a Sul: Formação em Arte para a Infância Pós – Germinarte”, no dia 28 de Março, pelas 21h30, no Auditório do Solar da Música Nova.

No mesmo espaço ocorrerá, entre 18 a 24 de Março, uma semana exclusivamente dedicada à música clássica (num ciclo programático inclusivo que incide em diferentes áreas/estilos musicais) e à ideia subjacente de a “descomplicar”, para a qual foi convidado o maestro, pedagogo e comunicador Osvaldo Ferreira, que, juntamente com vários convidados, irá dinamizar diversos formatos de aproximação informal ao universo da música erudita.

Nesse âmbito, “A música clássica em 60 minutos?” é a conversa performativa que Osvaldo Ferreira vai realizar em contexto escolar com turmas do 2º ciclo (5º e 6º anos) num total de seis sessões, entre 19 e 21 Março.

Além de talks, concertos comentados e uma carta-branca que contará com 11 músicos convidados a decorrer nessa semana, o prestigiado maestro ministra uma masterclass sobre novas metodologias para o ensino das cordas/Método Suzuki: 25 anos em Portugal, a qual acontece no dia 23 de Março no Auditório do Solar da Música Nova e se dirige a alunos e docentes do ensino especializado da música.

Já entre 16 e 18 de Maio o nome maior da guitarra clássica em Portugal, Pedro Jóia, estará também no Auditório do Solar da Música Nova para explorar os mistérios e as potencialidades daquele instrumento, não apenas no concerto comentado ou na masterclass destinada a alunos e docentes de música, como também disponível para se deslocar às escolas, em quatro sessões em modo de conversa performativa com alunos do 2º ciclo.

A articulação do Cine-Teatro Louletano com o contexto educativo resulta de uma estreita colaboração interna entre este equipamento cultural e a Divisão de Educação e Juventude do Município.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected]. Além disso, podem consultar a sua página de Facebook ou o seu renovado website , ambos em permanente atualização, bem como na sua conta do Instagram.

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Comentários

pub