Cine-Teatro Louletano abre “o apetite” para o MED com seis concertos

Este ano, o MED decorre nos dias 27, 28, 29 e 30 de Junho

O Cine-Teatro Louletano vai acolher seis concertos, de nomes como António Zambujo, Cristina Branco ou Fogo Fogo, com ritmos característicos do emblemático Festival MED. 

Esta é uma das ações que a Câmara de Loulé «irá dinamizar ao longo de todo o ano, e em vários locais, de disseminação do conceito daquele que foi considerado, nos últimos dois anos, o “Melhor Festival de Média Dimensão da Península Ibérica”».

Já no dia 9 de Fevereiro, às 21h30, acontece o primeiro destes espetáculos. No âmbito do XIX Festival de Música Al-Mutamid, o trio Muhsilwan traz a música e dança afro-árabe com destaque para as sonoridades do Sudão, Marrocos ou Guiné Conacri, países que, de resto, já tiveram representantes ao longo das várias edições do MED.

Segue-se, a 15 de Fevereiro, às 21h30, o concerto com um dos mais virtuosos músicos portugueses da atualidade que já atuou por duas vezes no Festival MED: António Zambujo. Outra artista que também já fez parte do alinhamento musical do MED foi a fadista Cristina Branco, outro nome que se junta a esta iniciativa no Cine-Teatro, a 1 de Março, a partir das 21h30.

António Zambujo

O acordeão é um instrumento que está presente em muitos dos projetos inovadores de World Music e, nesse sentido, com o selo do Festival MED, o acordeonista Nélson Conceição sobe ao palco do Cine-Teatro, a 17 de Março, às 17h00, para trazer ao público mais um momento musical inspirador.

Naquele que será o grande momento de antecipação do 16º Festival MED, a 25 de Maio, às 21h30, acontece o concerto de apresentação desta edição com a atuação de Fogo Fogo, o projeto musical que tem agitado, de forma eletrizante, as pistas de dança lisboetas com os ritmos do funaná e outras musicalidades africanas.

Finalmente, a 29 de Maio, às 21h30, “Por Terras do Zeca” é o concerto de tributo à incontornável obra de José Afonso, com Zeca Medeiros, Filipa Pais, João Afonso e Maria Anadon.

«Símbolo máximo da música de intervenção, Zeca Afonso tem sido recriado por diversas vezes no Festival MED, através de projetos inovadores no panorama regional e nacional», explica a autarquia louletana.

Além de constituir um abrir as portas do MED, levando a sua essência a outros espaços, «esta iniciativa pretende também dar a conhecer bandas ou artistas que trazem a palco as sonoridades tradicionais e fusões musicais onde as raízes identitárias sobressaem sobre as demais».

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de Junho, a Zona Histórica de Loulé será palco da 16ª edição do Festival MED.

Além de um alinhamento musical que traz a Portugal os melhores nomes das músicas do mundo, este festival passa também por uma fusão de manifestações culturais que vão desde a gastronomia às artes plásticas, animação de rua, artesanato, dança, workshops, com o objetivo de divulgar as várias culturas do mundo.

Comentários

pub