Carnaval de Loulé aposta no ambiente sem esquecer a folia do “Circo Selfie”

Marcelo Rebelo de Sousa, Trump, May e Merkel não fogem à sátira…

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

“O Circo Selfie” é o tema de mais uma edição do Carnaval de Loulé que, nos dias 3, 4 e 5 de Março regressa à Avenida José da Costa Mealha. Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa que, este ano, vai ser mais sustentável do ponto de vista ambiental. 

Assim, uma das novidades passa pela utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis até quatro ou cinco vezes e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto.

Segundo a Câmara de Loulé, «pretende-se, deste modo, reduzir o uso de plástico descartável num dos eventos do Algarve com maior afluência de público, em consonância com as opções emanadas da Estratégia Municipal para a Adaptação às Alterações Climáticas».

A eliminação destes copos deverá ser feita adequadamente nos contentores castanhos. Os copos serão mais tarde levados para o aterro de compostagem e transformados em composto de qualidade para a agricultura.

No que diz respeito ao desfile, a ideia da organização é transformar aquele que é já conhecido como o sambódromo louletano num circo gigante ao ar livre, com muitos artistas, trapezistas, palhaços, malabaristas, domadores e todos aqueles que fazem parte deste espetáculo.

Os 14 carros alegóricos, tripulados pelos clubes e associações do concelho e escolas de samba, bem como todos os elementos apeados, bailarinas de samba, animadores, cabeçudos, gigantones e uma fanfarra, num total que ascende a 600 figurantes trazem o mundo mágico do circo ao corso, com muita sátira política, social e desportiva que é, de resto, uma das características do desfile louletano.

No quadro desta paródia, em cima de um dos carros, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, convidado especial deste corso desde que tomou posse como Chefe de Estado, participa neste “Circo Selfie” numa viagem relâmpago entre Lisboa e o Porto à boleia de um camião, numa paródia ao recente momento que envolveu o Presidente da República para ouvir as preocupações dos camionistas.

Outro residente neste desfile é Cristiano Ronaldo. O futebolista volta à Avenida José da Costa Mealha acompanhado pela mãe Dolores Aveiro, mas desta vez outra personagem se junta ao “melhor do mundo”: a norte-americana Kathryn Mayorga que acusou Ronaldo de violação.

Num número de patinagem, a jovem foge do madeirense, enquanto Dona Dolores é a trapezista de serviço, sempre a olhar pelo filho neste caso mediático.

Também uma “Tourada À Portuguesa”, com o político e poeta Manuel Alegre como principal espectador, ou o domador de leões e dragões Luís Filipe Vieira são outros dos episódios que irão divertir os foliões.

E porque o Carnaval de Loulé retrata em tom de paródia não só o que se passa no país mas também no mundo, as estrelas da política internacional não escapam a esta sátira.

Theresa May e Angela Merkel surgem como halterofilistas na arena deste “Circo Selfie” numa disputa para saber quem é a campeã do levantamento de pesos, numa brincadeira ao Brexit, a controversa saída do Reino Unido da União Europeia e ao peso da Alemanha no contexto europeu.

As protagonistas deste carro são, pois, duas mulheres de força que dominam a Europa.

Também em termos internacionais, o Presidente dos Estados-Unidos que, em 2017, trouxe a Loulé as suas trumpalhadas e em 2018 apareceu junto ao muro do México, este ano regressa como lançador de facas, fazendo os seus arremessos a dois alvos distintos: aos muçulmanos e aos mexicanos.

«Estas são alguns dos episódios que marcaram a atualidade dos últimos anos e que ganham uma dimensão cómica naquele que é o mais antigo corso do país, sobretudo graças à imaginação e criatividade dos artistas que executam de forma primorosa os carros alegóricos», diz a Câmara de Loulé.

Nos três dias, o desfile arranca às 15h00 e prolonga-se até às 17h30. As entradas têm um custo de 2 euros e todas as receitas de bilheteira revertem a favor de instituições de solidariedade do concelho e do movimento associativo que participa no corso.

Como já é hábito, o desfile de Carnaval Infantil abre o extenso programa do Carnaval de Loulé, com o desfile dos alunos das escolas do Concelho, no dia 1 de Março, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h00.

Na noite de segunda-feira, dia 4 de Março, o “Palácio” do NERA, na Zona Industrial de Loulé, recebe o Baile de Gala dedicado também ao tema do “Grandioso Circus Lauroé”. As entradas, como sempre, têm um valor de 12 euros.

Relativamente aos eventos desportivos, destaca-se o 45º Torneio Internacional de Vela de Carnaval, em Vilamoura, que é já um clássico desta modalidade. Acontece nos dias 2,3 e 4 de Março.

De entre as outras iniciativas, realiza-se, no dia 1 de Março, às 20h00, a Marcha Corrida Carnaval, na Cerca do Convento.

No dia 3 de Março, às 9h30, o Passeio Domingueiro Carnaval de Loulé, com partida da Avenida José Costa Mealha, e o Grande Prémio de Atletismo Carnaval de Loulé, também às 10h00 na Avenida José Costa Mealha.

Comentários

pub