Câmara de Silves recupera Pelourinho da cidade

Pelourinho é Monumento de Interesse Público desde 1933

As obras de tratamento e conservação do Pelourinho de Silves já começaram e deverão estar concluídas durante o mês de Março. A intervenção visa preservar um elemento patrimonial que é considerado Monumento de Interesse Público desde 1933.

Segundo a Câmara de Silves, o pelourinho é «um símbolo da municipalidade e independência de outras terras vizinhas». Com as obras já em curso, pretende-se «minimizar o desgaste natural do monumento, contribuir para a sua correta leitura, reestabelecer a sua harmonia estética, sem falsos artísticos ou históricos, respeitar a sua autenticidade e contribuir para a perpetuação do mesmo para usufruto das gerações vindouras».

«A intervenção incidirá sobre a contaminação biológica, sujidades superficiais, manchas de diversas origens, descoloração e oxidação dos elementos metálicos, patologias decorrentes da exposição à ação ambiental e antrópica. Os procedimentos a desenvolver são desinfestação biológica, limpeza, remoção de juntas dissonantes, consolidação, aplicação de argamassas e camadas de sacrifício», segundo a autarquia.

Tendo em conta que este é um monumento classificado, todos estes procedimentos «foram previamente aprovados pela tutela, a Direção Geral do Património Cultural», após uma «minuciosa avaliação do estado de conservação e dos danos/patologias existentes, bem como do estudo dos materiais de execução».

Comentários

pub