Biblioteca de Faro passa a integrar rede da UNESCO

Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já pertencem a esta rede

Foto: Ana Madeira | Sul Informação

A Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, recebeu, na passada quarta-feira, 30 de Janeiro, o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO.

O principal objetivo da Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO é encorajá-las a desenvolver atividades nos domínios daquela organização das Nações Unidas, como a promoção dos direitos humanos e da paz, o diálogo cultural, a proteção do ambiente ou a luta contra o analfabetismo.

«Ao promoverem o acesso à leitura e à informação, as bibliotecas constituem-se como o meio ideal para a disseminação do conhecimento e desempenham um papel fundamental na difusão da informação e no combate à iliteracia, tornando-se o elemento ideal para a promoção das sociedades do conhecimento, para o desenvolvimento cultural, social e económico das populações e para a promoção dos direitos humanos», diz a Câmara de Faro.

Assim, a Biblioteca Municipal da capital algarvia será mais uma «a contribuir para a divulgação dos ideais da UNESCO em Portugal, promovendo a leitura e o livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional».

Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já pertencem a esta rede.

Comentários

pub