“Aquaquiz” alerta para questões ambientais de forma lúdica

Para assinalar o lançamento do jogo, até 17 de Maio decorre uma competição nacional

A educação ambiental pode ser mais divertida com o novo jogo “Aquaquiz”, lançado esta sexta-feira, 1 de Fevereiro, e que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Este novo jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” e está acessível aqui.

O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

Para assinalar o lançamento do jogo, até 17 de Maio decorre uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores.

O Aquaquiz é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo Águas de Portugal a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ainda neste contexto, destacam-se algumas das mais recentes ações desenvolvidas pela Águas do Algarve no âmbito do seu programa de educação ambiental, como o projeto água Jovem ou a campanha do Dia dos Namorados “Eu, Tu e a Água”.

A estas junta-se a peça “Uma Torneira na Testa”, a iniciativa “Chuta os Plásticos para fora dos Oceanos” ou o Encontro Internacional Desafios da Água, que se realizou no ano passado.

Comentários

pub