Albufeira ensina alunos das escolas a prevenir e a lidar com os riscos

Projeto “Educar para o Risco” chega a 2800 alunos de todas as escolas de Albufeira

Os alunos das escolas de Albufeira vão aprender como prevenir situações de risco e a reagir eficazmente em caso de emergência, no âmbito do projeto “Educar para o Risco”, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira (SMPC).

Pelo sexto ano consecutivo, as escolas do concelho de Albufeira vão acolhe programas especialmente pensados em função do grau de escolaridade. Ao todo, estão envolvidos 2800 alunos, do pré-escolar ao ensino secundário.

O projeto envolve as diferentes entidades ligadas à proteção civil, que se deslocam a todas as escolas do concelho para sensibilizar educadores e alunos para a segurança e prevenção dos riscos, preparando a comunidade educativa para responder eficazmente perante situações de emergência, acidente grave ou catástrofe.

O projeto, que teve início em 2014, «pretende intervir precocemente junto da população escolar, transmitindo e ensinando um conjunto de rotinas e comportamentos adequados, com vista a formar comunidades bem preparadas e resilientes face a este tipo de ocorrências», segundo a Câmara de Albufeira.

As crianças do pré-escolar vão ter a oportunidade de contactar com os agentes de Proteção Civil  e interagir com o Valentim e a Valentina, «as divertidas mascotes do SMPC, que de forma leve e animada lhes irão ensinar algumas medidas de autoproteção».

“Tu podes ajudar! Aprende com o Valentim e a Valentina” é o desafio lançado aos alunos do 1º ciclo, que irão trabalhar os riscos, as medidas de prevenção e autoproteção. Para o 2º e o 3º ciclo o tema escolhido foi “A Importância do Cidadão na Proteção Civil”, que irá abordar questões como o Plano Familiar de Emergência e como realizar uma chamada de emergência para o 112.

Os mais crescidos, alunos do 3º ciclo e secundário, irão trabalhar o tema “Cidadania Marítima”, com a ajuda da Polícia Marítima, «que aproveita a oportunidade para chamar a atenção sobre a necessidade urgente de proteger e preservar o ambiente junto à orla costeira».

«A ação, que visa fomentar atitudes cívicas junto de crianças e jovens, aposta forte na prevenção e informação como forma de evitar comportamentos de risco e/ou ilícitos criminais nas praias», segundo a autarquia.

Paralelamente, 300 jovens do secundário irão receber formação teórica e prática em Suporte Básico de Vida, ministrada pelo Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa.

No final, as escolas são convidadas a efetuar um exercício de evacuação total das instalações, face a um tipo de risco por elas definido, o que permite colocar em prática e treinar os ensinamentos previamente transmitidos. Em simultâneo, irão também realizar-se várias ações de sensibilização dirigidas às equipas responsáveis pela organização de segurança nas escolas, nomeadamente na área da segurança contra incêndios em edifícios.

A iniciativa  “Educar para o Risco”é organizada em conjunto com os agentes de Proteção Civil (APC), Bombeiros Voluntários de Albufeira, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Marítima, Polícia Marítima e Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Silves/Albufeira.

Comentários

pub