12 carros e 500 foliões comemoram 120 anos do Carnaval de Moncarapacho

10 mil pessoas são esperadas em cada um dos dias do Carnaval

Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

12 carros alegóricos e cerca de 500 foliões vão comemorar os 120 anos do Carnaval de Moncarapacho que vai sair à rua nos dias 3 e 5 de Março, na vila do concelho de Olhão. 

Segundo a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta, estima-se a presença de «mais de 10 mil pessoas por dia».

A história do Carnaval de Moncarapacho começou em 1899 com estudantinas de origem espanhola, que mascaradas percorriam as ruas da aldeia no Domingo Gordo e no dia de Entrudo.

O primeiro carro alegórico surgiu em 1913 e o número não parou de aumentar nos anos seguintes, com a sátira ou a representação da realidade nacional e internacional sempre presentes, como, por exemplo, quando em 1923 um ano após a travessia aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, desfilou um carro alegórico representando um avião, simbolizando o glorioso feito.

No desfile deste ano não irá faltar um carro a simbolizar os 120 anos do Carnaval de Moncarapacho, num desfile que «nos levará desde a antiga civilização romana até ao mundo imaginário dos Hobbits, passando pelos países da moderna comunidade europeia».

«Pelo meio iremos encontrar figuras míticas do lendário universo infantil, como a Cinderela, o Capuchinho Vermelho e a Branca de Neve e os 7 Anões, entre outros».

Tal como nos últimos anos, em que a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta reforçou a aposta no evento, também irá desfilar um grupo externo de animação tendo o mar como referência e com “Pop’Arts” referentes aos 120 anos do Carnaval.

Todos os carros alegóricos serão revestidos com pequenas flores de papel, uma marca distintiva do Carnaval de Moncarapacho e que lhe valem o cognome de “Batalha das Flores”.

Estas flores «são executadas pela população local, num envolvimento que se estende também na construção dos carros, conferindo ao evento um significado popular e pleno de autenticidade», segundo a União de Freguesias.

Com entradas livres, o desfile tem início às 15h00 e até às 18h00 percorrerá um circuito compreendido entre a Praça Major João Xavier de Castanheda e a Rua Prior Simas (rua do Correio).

A organização está a cargo da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta e conta com o apoio da Fesnima (Câmara Municipal de Olhão) e com a colaboração da população local.

A exemplo do ano passado, a União de Freguesias voltou a associar-se à Casa do Povo de Moncarapacho e irá apoiar os Bailes de Carnaval, promovendo dois “Bailes à antiga”, nos dias 1 e 3 de Março, com Domingos Caetano & Índios, revivendo com o líder e vocalista dos Íris, os famosos bailes de Carnaval dos anos 80 e 90, protagonizados pela conhecida banda algarvia.

Além destes, realizam-se mais três Bailes de Carnaval na Casa do Povo de Moncarapacho: dia 2 com o Duo Reflexo, dia 4 com os Tons de Baile e no dia 5 com os Bailasons. Os bailes começam às 21h45 e terminam às 2h00.

Comentários

pub