Voluntários plantaram árvores em zonas ardidas no incêndio de Monchique

Ação de voluntariado juntou cerca de uma centena de participantes

Um grupo de cerca de uma centena  de voluntários participou numa ação de limpeza e reflorestação de zonas ardidas no incêndio deste Verão, que afetou os concelhos de Monchique, Silves, Odemira e Portimão.

A iniciativa, organizada pela associação ambiental “A Nossa Terra”, contou com a participação de escuteiros algarvios e de elementos da empresa de turismo de natureza Quimera Experience.

«Os participantes efetuaram ações de limpeza, controlo de espécies invasivas e plantação de árvores autóctones em terrenos, públicos e privados, que foram afetados pelo incêndio de Agosto de 2018», segundo a associação que organizou o evento.

Foram plantados castanheiros, medronheiros, sobreiros, freixos e outros carvalhos, árvores que foram doadas pela Câmara Municipal de Lousada.

«Ainda existem árvores disponíveis, que estão a ser distribuídas entre os membros da associação e outros proprietários de terrenos afetados pelo incêndio que estejam interessados em estabelecer pequenos bosques mistos de árvores autóctones nas suas propriedades», referem.

Os interessados em receber árvores devem entrar em contacto com “A Nossa Terra” através do email [email protected], do telefone 963 559 253 ou na sede da associação, na rua do Repouso, 6A, em Monchique.

A associação organiza ações regulares de voluntariado na floresta no segundo e quarto sábado de cada mês, começando de manhã. Estas ações inclui plantação das árvores, instalação de proteção individual e vedação, rega, limpeza do mato e abertura de aceiros para proteção contra incêndios. Quem estiver interessado em participar deve contactar a associação.

Comentários

pub