Vem aí a Depressão Gabriel, mas só vai trazer chuva «fraca» ao Sul do país

Ao longo da semana, teremos o Inverno de volta, com chuva, que será fraca no Sul

Foto: Depositphotos

A depressão «Gabriel» vai afetar Portugal Continental a partir de amanhã, dia 29, trazendo uma «superfície frontal fria», que provocará «períodos de chuva, em especial nas regiões Norte e Centro, e que será fraca na região Sul», anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O nome «Gabriel» foi atribuído a esta depressão pela Meteofrance, «no seguimento dos critérios de emissão estabelecidos», já que a nova depressão estará centrada, «às 15h00 UTC do dia 29, na região da Bretanha, em 47N 02W».

A chuva que a depressão trará ao Norte e Centro deverá cair sob a forma de neve acima de 1200/1400 metros, descendo a cota para 1000 metros na região Norte, no final do dia de amanhã.

O IPMA prevê ainda vento forte, com rajadas até 65km/h no litoral oeste, e até 85 km/h nas terras altas.

A influência desta depressão em Portugal será sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional. Por isso, o IPMA aconselha a que, para mais detalhes para a navegação marítima, se consulte: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

Tendo em conta esta previsão, o site Meteofontes prevê, para hoje, segunda-feira, céu pouco nublado no Sul e muito nublado no Norte e Centro. Possibilidades de períodos de chuva fraca no Norte e Centro.

O vento estará moderado a forte de N/NW, com rajadas a rondar os 60km/h no litoral Oeste e os 80km/h nas terras altas.

As temperaturas irão rondar os 16ºC de máxima no Algarve, 15ºC no Alentejo e os 09ºC no interior Norte. No mar a ondulação será de SW inferior a 1m na costa Sul e de NW com 2 a 3m na costa Ocidental.

Amanhã, terça-feira, dia 29, o dia será similar ao de hoje, com céu muito nublado no Norte e Centro e menos nublado a Sul.

Haverá períodos de chuva fraca a moderada no Norte e Centro, podendo ser de neve acima dos 1600m na Serra da Estrela, logo de madrugada, descendo para os 1200m ao final do dia junto à fronteira Norte (Montalegre, Gerês, Bragança).

O vento continuará Moderado a Forte de Oeste. As temperaturas mínimas andarão a rondar os 8ºC no Algarve e Alentejo e 2ºC no interior Norte e Centro. As máximas rondarão os 14ºC no Algarve, 12ºC no Alentejo e 8ºC no interior Norte.

A quarta-feira, 30 de Janeiro, será um dia com céu geralmente muito nublado, com possibilidades de períodos de chuva fraca pela manhã no Sul, e com períodos de chuva Moderada a Forte e persistente na região do Minho e Douro Litoral ao final da tarde, sendo Moderada no Centro.

Haverá queda de neve pontual acima dos 1000m junto à fronteira Norte, durante a madrugada. Vento moderado a forte de W e com descida das mínimas.

Na quinta-feira, 31, o dia apresentará céu geralmente muito nublado, com possibilidades de períodos de chuva fraca no Sul, e com períodos de chuva Moderada a Forte e persistente na região do Minho e Douro Litoral durante a madrugada e manhã, sendo Moderada no Centro.

Queda de neve acima dos 1200m junto à fronteira Norte ao final da tarde. Vento moderado a forte de W e com descida das mínimas.

Finalmente, segundo o Meteofontes, para sexta-feira poderá ainda haver algumas alterações na previsão, mas tudo indica que o dia poderá ser marcado por períodos de chuva Moderada a Forte no Sul, logo ao início da madrugada, e períodos de chuva Fraca a Moderada, durante o dia no Norte e Centro.

As cotas de neve deverão rondar os 600-800m em todo o interior Norte e Centro, o que poderá dar alguma acumulação de neve em vários locais (nos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda principalmente).

Comentários

pub