São Brás tem nova Unidade Móvel de Saúde de Proximidade

Nova Unidade Móvel de Saúde «representa um investimento na qualidade de vida dos são-brasenses»

São Brás de Alportel tem uma nova Unidade Móvel de Saúde de Proximidade, apresentada à comunidade no passado sábado, dia 26 de Janeiro, que vai prestar um serviço direto à população, «representando mais uma importante conquista na promoção da saúde».

São Brás de Alportel já dispõe de serviço de Unidade Móvel de Saúde desde 2003, em resultado de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde, «que é agora reforçada com esta nova viatura equipada com sofisticados equipamentos e tecnologia adequada que permitem um acompanhamento mais amplo aos utentes», diz a autarquia.

A aquisição desta viatura contou com um investimento municipal de 75 mil euros tendo sido cofinanciada em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, no âmbito de uma candidatura intermunicipal para a aquisição de novas Unidades Móveis de Saúde, adaptadas aos desafios da atualidade, apresentada pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, envolvendo 10 municípios algarvios, sob coordenação da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Durante a apresentação da nova Unidade Móvel de Saúde, Vitor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, «evidenciou que se trata de um serviço de excelência, promotor de proximidade e prevenção que representa um investimento na qualidade de vida dos são-brasenses, tornado possível graças às parcerias existentes entre as várias entidades e à dedicação aos profissionais envolvidos».

O momento de apresentação da nova viatura ao público contou com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve Paulo Morgado, da diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde ACES Central Sílvia Cabrita, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve Jorge Botelho e da diretora do Centro Distrital da Segurança Social Margarida Flores.

Também estiveram presentes outros autarcas, entidades locais, bem como Cidália Palma, coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade Al-Portellus e demais profissionais do Centro de Saúde de São Brás de Alportel «que garantem estes cuidados de saúde junto dos munícipes com maior dificuldade de locomoção e residentes em zonas mais afastadas do núcleo urbano do concelho».

Este é um «passo muito importante para quem vive em zonas mais isoladas», referiu Paulo Morgado, observando que estas novas viaturas permitem «levar um conjunto de serviços que até agora não conseguíamos».

«Um serviço que faz toda a diferença» principalmente para as pessoas que vão perdendo a sua mobilidade, acrescentou Jorge Botelho, presidente da AMAL e da Câmara de Tavira.

«Porque a qualidade de vida e bem-estar dos munícipes depende em muito da qualidade e acesso aos cuidados de saúde, o Município de São Brás de Alportel continua a investir nesta área e a estar atento às necessidades da população e às oportunidades de desenvolvimento de projeto e de financiamento», diz, por sua vez, a autarquia.

«Na mesma senda, e em resultado de uma outra parceria estabelecida pelo Município com o Ministério da Saúde, pretende-se que o Centro de Saúde venha a disponibilizar à população consultas de saúde oral».

Comentários

pub