São Brás de Alportel cria Gabinete de Reabilitação Urbana

Obras no Centro Histórico de São Brás já levantaram polémica

O Município de São Brás de Alportel criou um Gabinete de Reabilitação Urbana, com a ideia a seguir no seio do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), numa parceria com a associação In Loco e com financiamento do Portugal2020.

Segundo a Câmara de São Brás, «este gabinete nasce da consciência de que a reabilitação urbana é um instrumento fundamental de desenvolvimento sustentável dos territórios, atuando ativamente na salvaguarda do património, na qualificação do ambiente urbano e no bem-estar das comunidades».

O serviço de apoio à reabilitação é «dirigido aos proprietários e a todos os munícipes interessados em reabilitar as suas casas, onde podem obter informações sobre os apoios disponíveis, a legislação que devem ter em conta, bem como informação e acompanhamento para os diversos passos e procedimentos necessários».

Os benefícios fiscais e reduções de taxas a que podem aceder os proprietários, quando realizam intervenções de reabilitação, são algumas das informações que os munícipes podem obter ao visitar o Gabinete de Reabilitação do município.

Este gabinete pretende desenvolver estratégias de valorização do património dirigidas sobretudo ao Centro Histórico da vila de São Brás de Alportel, «mas também alargadas a todo o concelho e estimular o desenvolvimento turístico do território, tendo por base a reabilitação urbana».

Os objetivos são, assim, «promover o centro histórico e na sua globalidade o território do município, enquanto destino turístico, ampliando a sua promoção interna e externa e a divulgação das suas potencialidades, estimular o desenvolvimento de projetos de valorização das Lojas com História» e «incentivar e apoiar o empreendedorismo e a iniciativa local».

A isto junta-se «divulgar as atividades e iniciativas que têm lugar no território do município, melhorando o acesso à informação por parte de residentes e não residentes, promover o desenvolvimento cultural do centro histórico, mediante o apoio à realização de atividades e iniciativas de índole cultural e recreativa e apoiar a dinâmica associativa local, enquanto parceria primordial na revitalização do centro histórico».

Este novo gabinete está a funcionar na Unidade de Urbanismo, Planeamento e Ordenamento do Território e tem atendimento ao público às quintas-feiras, das 9h00 às 13h00, mediante marcação antecipada.

As obras no Centro Histórico de São Brás, recorde-se, já levantaram polémica, como o Sul Informação noticiou.

Comentários

pub