Quarteira vai à procura dos seus idosos isolados para lhes garantir apoio

Além de fazer o levantamento de todos os idosos da freguesia, a Junta de Quarteira quer criar uma rede de voluntariado

Identificar as necessidades dos idosos da freguesia e construir uma rede de voluntariado em Quarteira que permita dar apoio a esta franja da população é o grande objetivo do programa “Idoso Isolado”, da Junta de Freguesia de Quarteira.

Com este projeto, a autarquia do concelho de Loulé, através do seu Gabinete Sociocultural, pretende «sinalizar a população com mais de 65 anos de idade, isolada geográfica e socialmente, da Freguesia de Quarteira, identificando-a e registando as suas maiores necessidades para, de uma forma integrada, melhor responder aos desafios do envelhecimento».

Este trabalho «permitirá uma resposta centrada nas reais necessidades da mesma, tentando minimizar precocemente algumas situações de risco», segundo a Junta de Freguesia de Quarteira.

A operacionalização do projeto passa pela realização de um inquérito porta a porta. Mais tarde, as necessidades identificadas serão transmitidas aos diferentes parceiros do programa, nomeadamente entidades oficiais, Instituições Particulares de Solidariedade Social da Rede Social da Freguesia e Associações Não-formais.

Ao mesmo tempo, a Junta de Freguesia deseja «criar uma rede de voluntários da comunidade, que após identificadas as situações, consigam de uma forma sistemática e responsável, apoiar algumas destas pessoas com atividades simples, como por exemplo ir passear ao jardim, ao calçadão, acompanhar à farmácia ou somente, e tão importante, fazer companhia e conversar».

Para Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, «é determinante um acompanhamento de proximidade para garantir qualidade de vida a estas pessoas, que precisam cada vez mais de atenção».

Comentários

pub