Porto de Sines bate recorde de carga contentorizada movimentada

Apesar deste aumento, o volume total de carga diminuiu, devido às paragens técnicas da Refinaria de Sines e outros fatores

O Porto de Sines terminou o ano de 2018 com um valor recorde da carga contentorizada que movimentou, atingindo as 22 milhões de toneladas, mais 5,5% do que em 2017.

A infraestrutura portuária alentejana também cobnsolidou «o contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI para o total movimentado em porto, reforçando a primeira posição com uma quota de 46%», segundo a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

Também o número de TEU (Unidade Equivalente a 20 Pés) movimentados cresceu em relação ao ano anterior, neste caso 5%, para os 1,75 milhões.

«Já no que diz respeito ao volume global, por Sines passaram 47,9 milhões de toneladas, correspondendo a um decréscimo de 4% em relação a 2017, fruto das paragens técnicas da Refinaria de Sines e do Complexo Petroquímico da Repsol e do decréscimo na movimentação de carvão, devido a um ano de forte pluviosidade e por isso com menor recurso a fontes não renováveis para a produção de energia elétrica», explicou a APS.

A empresa destacou, ainda, «a excelente performance do Terminal de Gás Natural Liquefeito, que registou uma variação homóloga de 5,5%, com um total de 2,8 milhões de toneladas movimentadas».

Comentários

pub