Pedro Lima distinguido com prémio Carreira Alumni da Universidade do Algarve

Depois da entrega do prémio, haverá um almoço solidário

Pedro Lima, licenciado em Biologia Marinha e Pescas, vai receber o prémio Carreira Alumni, atribuído pela Universidade do Algarve, numa cerimónia pública, no dia 2 de Fevereiro, às 11h00, na sala de seminários da reitoria, no Campus de Gambelas.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a academia algarvia atribui o prémio.

Pedro Lima é fundador da empresa Sea4us, sediada em Sagres, que venceu, no ano passado o prémio SME Instruments do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, no valor de 50 mil euros. Com isso, a empresa ganhou a possibilidade de aprofundar o desenvolvimento de um medicamento para aliviar aqueles que sentem, constantemente, dores, e que seja uma alternativa à morfina e aos opóides.

Atualmente, Pedro Lima é ainda investigador principal no departamento de Fisiologia na Nova Medical School e professor convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Também Jorge Luz, fundador da ITELMATIS, empresa de referência na área de automação e controlo de processos, e licenciado em Engenharia Elétrica e Eletrónica pela UAlg, irá ser distinguido com uma menção honrosa.

Depois da entrega do prémio, às 12h30, realiza-se um almoço na cantina do Campus de Gambelas, «que permitirá um reencontro entre antigos colegas e, simultaneamente, uma reaproximação à UAlg de todos os que contribuíram para o seu crescimento», diz a Universidade do Algarve.

O valor da inscrição para o almoço é de 15,50 euros. As crianças entre os 4 e os 12 anos pagam 6 euros. O pagamento deverá ser efetuado através do seguinte IBAN: PT500035020500002453230 49. Já a inscrição deverá ser realizada até ao dia 28 de Janeiro aqui.

Parte do valor deste almoço reverterá para o Fundo de Emergência dos Serviços de Ação Social da UAlg, destinado a apoiar alunos em situação de carência.

O Prémio Carreira Alumni da Universidade do Algarve homenageia e distingue um graduado num dos cursos lecionados na Universidade do Algarve.

A academia algarvia explica que, com o prémio, «pretende-se reconhecer a carreira de um graduado com comprovada relevância nos seguintes domínios: desenvolvimento da sociedade e reconhecimento da qualidade de ensino da UAlg. Toda a comunidade académica (docentes, não docentes, estudantes, antigos alunos) pode participar indicando um ou mais graduados que reúna as condições previstas no regulamento desta iniciativa. Também são aceites autopropostas».

Comentários

pub