O Arquivo está de visita às escolas do concelho de Faro

Desde o início do ano letivo, o Arquivo já visitou as escolas em 11 ocasiões

“O Arquivo em Papel e o Papel do Arquivo” é o nome da atividade dinamizada pela Unidade de Arquivo e Documentação do Município de Faro, dirigida a alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, do concelho de Faro.

Esta ação «pretende sensibilizar os mais novos para a necessidade de salvaguardar o património documental arquivístico, promover a investigação histórica no nosso
concelho e dar a conhecer o trabalho do arquivista», explica a Câmara de Faro.

A autarquia explica que a atividade «é desenvolvida em contexto de sala de aula, onde é feita uma apresentação de cerca de 30 minutos e, no final, são disponibilizados documentos do século XVIII, XIX e XX, para que os alunos possam ter noção da evolução da escrita, ter contacto com os diferentes suportes
documentais – pergaminho e papel, sensibilizando para a importância da preservação destes documentos e para os fatores de risco para os arquivos».

Segundo a Câmara de Faro, «desde o início deste ano letivo já foram realizadas 11 sessões em escolas particulares e públicas e professores e alunos têm-se mostrado bastante interessados na temática».

Para a autarquia, «esta é uma forma de aproximar mundo dos arquivos e o público das escolas, valorizando o património e a memória histórica do concelho».

Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas através do e-mail [email protected], ou dos números de telefone 289870000 e 925915293.

Comentários

pub