Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão comemora 130 anos

Espaço reabriu a Julho de 2018

O Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em Faro, comemora esta sexta-feira, 4 de Janeiro, 130 anos. 

Para assinalar o aniversário daquele que é considerado do museu mais antigo do Algarve vai decorrer, no edifício do Departamento Marítimo do Sul em Faro, às 16h00, uma cerimónia que contará com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara e Faro, e Cortes Lopes, chefe do Departamento Marítimo do Sul e diretor do Museu.

O Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão foi inaugurado em Faro a 4 de Janeiro de 1889, na altura como Museu Industrial Marítimo, por despacho do então Ministro das Obras Públicas, Comércio e Industria, Conselheiro Emídio Júlio Navarro.

Atualmente, no seu espólio, conta com uma variedade de peças ligadas ao mar, com a prevalência de modelos das artes de pesca mais usadas na região sul, de onde se destaca o modelo de armação do atum, que mostra como se realizava, no século XIX e início do século XX, o “Copejo do Atum”.

Um dos grandes atrativos do Museu, que reabriu a Julho de 2018, depois de um incêndio em 2015, é um tríptico, de Carlos Porfírio, precisamente sobre o copejo do atum.

Comentários

pub