Mesmo sem obras, Terminal de Cruzeiros de Portimão teve mais passageiros em 2018

Escalaram menos barcos em Portimão, mas eram, em média, de maiores dimensões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Portimão acolheu mais de 36 mil passageiros ao longo do ano de 2018. Apesar de as obras previstas para esta infraestrutura portuária estarem atrasados e do Governo admitir que houve um «deslizar dos prazos», houve um crescimento de 23% no número passageiros, em relação a 2017.

Apesar da forte subida neste indicador, foram menos os cruzeiros que fizeram escala no Porto de Portimão, em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 66 os navios que escalaram nesta cidade algarvia, menos 5 que em 2017, «mas foram, em média, de maiores dimensões, já que o GT [Arqueação Bruta] total registou uma variação homóloga de 14,7%», segundo a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

«Já no que respeita ao tráfego de pessoas em ferry, destacou-se o retomar da ligação entre o Continente a Região Autónoma da Madeira, com 12 escalas recebidas de navios vindos do Porto do Funchal, que transportaram um total de 10.607 passageiros», acrescentou a empresa.

A APS realçou que, desde que assumiu a gestão dos Portos de Faro e Portimão, em 2014, «assistimos a um crescimento de 151% no número de passageiros recebidos, naquele que é o único Terminal de Cruzeiros do Algarve».

«Para além do esforço que tem vindo a ser feito pela Autoridade Portuária na modernização das infraestruturas e infoestrutura do Porto e na sua promoção comercial, de destacar também o importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos agentes económicos e turísticos da região, no que diz respeito à promoção da cidade de Portimão e da marca Algarve, de reconhecida notoriedade a nível internacional», considerou a empresa.

O Porto de Portimão está, de resto, presente, no âmbito da promoção conjunta dos portos nacionais, «no maior certame internacional da indústria dos Cruzeiros – a Seatrade Cruise Global, que terá lugar em Miami, durante o próximo mês de Abril».

Comentários

pub