Mais 500 quilos de berbigão apreendidos na Ria Formosa

Bivalves foram devolvidos ao habitat natural

A Polícia Marítima apreendeu mais 500 quilos de berbigão, numa ação realizada durante os dias 12 e 13 de Janeiro, na Ria Formosa. Esta apreensão junta-se a outra, já anunciada, de duas toneladas do mesmo bivalve. 

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), a Polícia Marítima de Olhão fiscalizou 11 «embarcações empregues em atividades como a náutica de recreio e o apoio aos estabelecimentos de culturas em águas marinhas».

«​Destas operações resultou a apreensão de três artes de arrasto (ganchorras de mão) e cerca de 500 quilos de berbigão, distribuídos em 16 sacos, bem como uma teia com 30 alcatruzes, sendo que ambas as artes são de utilização proibida no interior da Ria Formosa».

Os bivalves apreendidos foram sujeitos a medição e, verificando-se que possuíam tamanho mínimo inferior ao legalmente previsto, foram devolvidos à Ria por se encontrarem vivos.

«Além das infrações diretamente constatadas, das quais foram levantados os respetivos autos de notícia, verificou-se também, no que se refere ao controlo documental daquelas embarcações, a necessidade de notificação dos proprietários para posterior apresentação dos documentos de bordo», explica a AMN.

Estiveram envolvidos nestas ações quatro elementos da Polícia Marítima, dois elementos do serviço de apoio da Capitania do Porto de Olhão e duas embarcações.

Comentários

pub