Lagoa assinala aniversário do concelho debatendo o seu futuro museu

Conferência sobre o futuro MuCid | Museu dos Movimentos Sociais e Políticos e da Cidadania tem entrada livre

Edifício dos Antigos Paços do Concelho de Lagoa

“Paços do Concelho de Lagoa: Requalificar na Cidade Educadora para construir uma Cidadania plena” é o tema da conferência que vai decorrer em Lagoa, no próximo dia 16 de Janeiro.

A conferência, que será presidida pelo presidente da Câmara Francisco Martins, integra-se nas comemorações dos 246 anos de criação do Concelho de Lagoa (1773-2019).

Esta ação integra o ciclo de conferências «Res publica 2018~2019», organizada no âmbito da instalação, nos antigos Paços do Concelho lagoenses, do MuCid | Museu dos Movimentos Sociais e Políticos e da Cidadania.

O MuCid «posiciona-se como um espaço de relação com a comunidade, onde, em estreita associação com os conteúdos musealizados, sejam projetadas ações colaborativas e partilhadas no domínio do exercício dos direitos e deveres cívicos, políticos e sociais e da expressão coletiva organizada em prol de mudanças sociais, por parte de diferentes sociedades, tanto a nível loco-regional e nacional como mundial», diz a Câmara de Lagoa.

Numa altura em que estão a ser discutidas as «estratégias de implementação» daquele que será o primeiro equipamento museológico do concelho, a conferência pretende abrir «o diálogo entre os especialistas que integram a equipa instaladora do museu e a população, facto que se reveste de particular importância para a visão-missão de Lagoa, Cidade Educadora, de promover a Cidadania através da Educação, do Conhecimento e do Diálogo com o Mundo», acrescenta a autarquia.

O programa da conferência inclui intervenções em diversas áreas de investigação histórica complementares, da museologia à arquitetura, da arquivística à história da arte, sendo «uma oportunidade de conhecer os traços gerais do projeto do museu que vai nascer no imóvel que melhor simboliza a governança e a cidadania localmente, casa do exercício autárquico e da expressão democrática por excelência».

Em discussão estarão, quer a proposta de adaptação do edifício, quer a análise preliminar de documentação histórica que sustenta as opções delineadas para a arquitetura e museografia do futuro espaço.

A conferência, com início marcado para as 18h00, decorre na Sala de Sessões da Câmara, Paços do Concelho de Lagoa, tendo entrada livre.

Comentários

pub
pub