Jovens de Alcoutim voltam ao Porto para ir à “Universidade Júnior”

Câmara de Alcoutim assegura o pagamento das despesas, para que jovens do concelho possam participar nos cursos de Verão da Universidade do Porto

Créditos: Miguel Ângelo Afonso|Câmara Municipal de Alcoutim

Os alunos do ensino básico e secundário de Alcoutim vão poder continuar a participar na “Universidade Júnior”, nas férias do Verão. O executivo camarário alcoutenejo renovou um protocolo que já mantinha com a Universidade do Porto, que visa a participação de jovens do concelho em cursos de verão desta instituição de ensino superior.

Os objetivos principais deste programa, denominado “Universidade Júnior”, «são o fomento do gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional», segundo a Câmara de Alcoutim.

Ao abrigo do protocolo agora renovado, «a autarquia assegura as despesas com alojamento e deslocações da totalidade dos alunos do concelho a frequentar o 9º, 10º e 11º anos de escolaridade».

«Esta tipologia de medidas, associada a outras ofertas similares, constituem um importante instrumento para a promoção do acesso ao ensino superior e têm tido uma excelente adesão por parte dos estudantes do concelho. As atividades promovidas por esta Universidade constituem oportunidades de contacto real com a sua oferta educativa e de aprofundamento de conhecimento deste nível de ensino, contribuindo para a preparação dos jovens para a transição para o ensino superior», defende o presidente da Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves.

Os cursos de Verão da “Universidade Júnior” vão decorrer de 22 a 26 de Julho.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas junto do Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal, através do telefone 281 540 568 ou do email [email protected].

Comentários

pub