José Carlos Rolo quer resolver ainda este ano problema das inundações junto ao Inatel

No total, Albufeira vai investir, este ano, 4 milhões de euros na área da água e do saneamento em parte para evitar que se repitam inundações na baixa da cidade como as que ocorreram em 2015

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, espera ver resolvido, ainda este ano, o problema das inundações junto ao Inatel. 

Para tal, diz a autarquia albufeirense, «devem começar em breve as obras alusivas à mitigação dos riscos de inundação nesta zona da cidade, sendo que as mesmas se inserem no PGDA – Plano Geral de Drenagem de Albufeira».

Esta empreitada, no valor de cerca de 297 mil euros , reveste-se de alguma urgência, nas palavras de José Carlos Rolo.

«Trata-se de uma zona muito frequentada ao longo de todo o ano, quer por residentes, quer por turistas e não podemos continuar a ter problemas como este, pois, quando a pluviosidade se intensifica, aquela zona é bastante prejudicada. As pessoas queixam-se, com toda a razão, e nós tudo faremos para solucionar esse problema», disse.

Entretanto, em fase de audiência prévia, com início também neste ano, estão os concursos públicos para
execução da empreitada de “Limpeza e Desobstrução das Linhas de Água do concelho de Albufeira” (por cerca de 319 mil euros, valor acrescido de IVA).

Cheias de Albufeira, em 2015 – Foto de arquivo

O que já começou foi a empreitada de “Reparação de roturas em condutas e ramais da rede de abastecimento de água do concelho de Albufeira“, um investimento de 116 mil euros + IVA.

Em fase de assinatura de contrato estão também as seguintes obras: a empreitada de “Execução de ramais de fornecimento de água” (116 mil euros + IVA) e a empreitada da “Rede de Águas Residuais Domésticas – Caminho do Paiva”, no valor de 76 mil euros + IVA.

Estes não são, contudo, «investimentos finais». «São compromissos que temos para com o bem estar das populações. A água e a higiene são áreas essenciais para que um Município prossiga o seu desenvolvimento. É também, seguramente, o fator primordial para que possamos viver e desfrutar de um concelho ambientalmente cada vez mais digno e prudente», conclui.

No total, Albufeira vai investir, este ano, 4 milhões de euros na área da água e do saneamento em parte para evitar que se repitam inundações na baixa da cidade como as que ocorreram em 2015.

Comentários

pub