Japoneses reencontram-se com Vila do Bispo e nem faltaram surfistas

O município japonês de Nishinoomote está geminado com Vila do Bispo desde 1992

Vila do Bispo acolheu esta semana uma delegação vinda da cidade japonesa de Nishinoomote, com a qual o município algarvio é geminada há mais de 25 anos. Uma visita onde o surf teve um papel central, com praticantes desta modalidade nipónicos a acompanhar a comitiva.

Shunsuke Yaita presidente da Câmara de Nishinoomote, foi acompanhado na sua deslocação a Vila do Bispo, entre os dias 14 e 16 de Janeiro, por surfistas, alunos, professores, representantes do turismo e da Associação de Surf da referida cidade, bem como de Jun Niimi, embaixador do Japão em Portugal.

Este reencontro entre os dois municípios ficou marcado, segundo a Câmara de Vila do Bispo, «por vários momento». Além das cerimónias protocolares, a autarquia salienta «a presença da atleta Joana Schenker e a sua participação no Surf Tour Guide, onde deu a conhecer as melhores praias do concelho para a prática do surf aos atletas japoneses».

«Destaque, ainda, para o disparo de salvas com armas tradicionais (arcabuzes), na Praça Tanegashima, em Vila do Bispo, levado a cabo por três membros da Associação de Preservação de Arcabuz do Japão e três membros da Associação Portuguesa de Recriação Histórica», acrescentou.

Os visitantes do Japão também ficaram a conhecer os espaços culturais mais emblemáticos do concelho, nomeadamente «a Igreja Matriz de Vila do Bispo, o Centro de Interpretação, a Docapesca (Porto da Baleeira), o Farol do Cabo de S. Vicente e a Fortaleza de Sagres».

A comitiva deslocou-se, ainda, ao Centro Comunitário Multisserviços de Budens, «ato que teve como objetivo aprofundar os laços de entendimento e amizade entre os povos, através do fomento de iniciativas de carácter cultural e educativo».

Foram, igualmente, plantadas duas oliveiras, símbolo da paz, na antiga escola primária de Sagres e atual sede do Clube Recreativo Infante de Sagres. A iniciativa terminou com um almoço convívio no Forte do Beliche, em Sagres.

O município de Nishinoomote, situa-se na ilha de Tanegashima e pertence à província de Kagoshima. Desde 1992 que está geminado com Vila do Bispo, acordo bilateral que visa «contribuir para a paz mundial e para a felicidade humana, tendo como objetivo o fortalecimento dos laços de amizade entre Portugal e o Japão, iniciados com a chegada dos Portugueses no Século XVI a Nishinoomote, levando consigo as primeiras armas de fogo vistas no Japão, facto histórico que ainda hoje se comemora anualmente nesta cidade».

Comentários

pub