Governo vai investir 16 milhões na PSP e GNR do Algarve

O grosso do investimento será feito na construção ou reabilitação de instalações da GNR

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

O Governo vai investir mais de 16 milhões de euros na construção ou reabilitação de instalações da PSP e da GNR, em vários concelhos do Algarve. Ao todo, estão previstas nove intervenções, que deverão ser realizadas até 2021.

O ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita esteve ontem em Faro para se reunir com os presidentes de Câmara do Algarve, nas instalações da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. Na agenda estiveram diversos temas, entre os quais a segurança, com o membro do Governo a aproveitar para fazer uma resenha do investimento que está previsto em infraestruturas, na região.

Das obras previstas, sete estão inscritas na Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança como sendo de primeira prioridade.

A maior fatia do bolo é destinada à GNR. Ao todo, serão investidos quase 15 milhões de euros (14.934.200) em instalações desta força de segurança, em seis concelhos do Algarve.

Um valor que está muito inflacionado pela construção, de raiz, de novas instalações para o Comando Territorial de Faro da Guarda, no concelho de Loulé, obra que, sozinha, tem um custo estimado de dez milhões de euros.

Também no concelho de Loulé está já a avançar a construção de um novo quartel da GNR em Almancil, obra orçada em perto de 1,2 milhões de euros, e do Posto Territorial de Quarteira (873 mil euros), empreitadas que deverão estar concluídas até meados do ano.

Futuro quartel da GNR de Quarteira – Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

Ainda no que toca à GNR, o plano de investimentos do Governo prevê a reabilitação das instalações de Olhos de Água desta força de segurança (250 mil euros), a construção de raiz de um novo Posto Territorial e Sub-destacamento de Controlo Costeiro de Aljezur (1,5 milhões), a reabilitação do Posto Territorial de Lagos (424 mil euros), a renovação e ampliação das atuais instalações da GNR de Monchique (sem estimativa de custo) e um novo posto em Monte Gordo (700 mil euros).

Relativamente à PSP, há investimento à vista na Divisão Policial de Portimão (800 mil euros) e na esquadra de Vila Real de Santo António (400 mil euros), bem como no Comando Distrital de Faro, na capital algarvia (330 mil euros). Tudo somado, chega-se aos 1,5 milhões de euros (1.530.000).

Neste caso, apenas as duas primeiras são de prioridade máxima, sendo a reabilitação do Comando Distrital colocada num terceiro patamar de urgência.

A questão das infraestruturas das forças de segurança foi apenas uma das muitas que esteve em cima da mesa, esta terça-feira, na reunião entre os autarcas e o Governo. Segundo o ministro Eduardo Cabrita, também se discutiu «a segurança interna, a preparação dos próximos atos eleitorais, que terão aspetos inovadores, as questões de proteção civil e de preparação do trabalho conjunto para a época dos fogos de 2019, as questões relacionadas com a descentralização e uma matéria que no Algarve tem particular impacto: as medidas de contingência na situação de um não acordo para o Brexit».

«Foi uma boa reunião», resumiu o membro do Governo.

Comentários

pub