Faro: Agrupamento Pinheiro e Rosa adere a projeto Erasmus + que busca a felicidade

Projeto “Fit for Future” visa, entre outros, promover «hábitos de vida saudável, de bem-estar e de felicidade para todos»

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPRosa), de Faro, é um dos parceiros do projeto Erasmus + “Fit for Future”, direcionado a alunos até aos 15 anos, que tem como objetivo «desenvolver competências e hábitos de saúde e a aprendizagem para alcançar a felicidade».

Com este projeto, o AEPRosa e as demais escolas parceiras visam promover «hábitos de vida saudável, de bem-estar e de felicidade para todos», em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os critérios da Organização Mundial de Saúde.

A primeira reunião dos parceiros do “Fit for Future” realizou-se na escola Zağnospaşa Ortaokulu, em Balıkesir, na Turquia, de 6 a 12 de Janeiro.

«Aí foram aprendidas novas ferramentas Web 2.0 Teaching Tools que permitirão aos professores participantes inovar, promover novas aprendizagens e metodologias», segundo o agrupamento de escolas farense.

O evento foi, igualmente, marcado por grande cooperação e colaboração, com os participantes a ter a oportunidade de conhecer «aspetos culturais e tradições da Turquia».

Segundo o AEPRosa, o projeto tem como bandeiras «alcançar a igualdade de género, com vista à felicidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida», a promoção da cidadania, «tendo sempre como referência os direitos humanos, nomeadamente os da igualdade».

A ideia é contribuir «para a formação de jovens responsáveis, autónomos, solidários, sabendo respeitar os outros, por mais diferentes que estes sejam, desenvolvendo o seu espírito crítico».

«Valorizar, disseminar e preservar saberes e conhecimentos tradicionais como a Dieta Mediterrânica, fomentando a produção de materiais didáticos, digitais e não só, que articulam o diálogo entre conhecimento e tradição», é outras das metas do “Fit for Future”.

Comentários

pub