Estudo revela que os media portugueses não promovem notícias positivas sobre o futebol

Os programas televisivos são os principais influenciadores do tom negativo gerado à volta do futebol nacional

Um estudo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) revela que o tom das notícias veiculadas pelos principais meios de comunicação portugueses não são positivas para o futebol nacional e incidem na sua maioria em temas relacionados com a atualidade desportiva.

“O produto futebol nos media em Portugal” analisou a forma como os principais meios de comunicação nacional acompanham semanalmente temas sobre esta modalidade desportiva, considerando o tempo mediático dedicado ao futebol nacional.

O estudo observou o comportamento dos principais media portugueses entre 7 a 13 de Janeiro do presente ano – período que não foi marcado por polémicas associadas ao setor desportivo, em geral, e ao futebol, em particular, e em que apenas ocorreu a competição da Liga NOS.

Observando cerca de 30 meios de comunicação social nacionais, selecionados pela audiência, relevância e alcance com que difundem as principais notícias sobre futebol, o estudo fez 1.380 análises a conteúdo de títulos, de capas de jornais, de homepages de meios de comunicação digitais e de programas televisivos.

De forma global, o estudo do IPAM concluiu que os temas mais abordados foram de atualidade (31%) e de transferências do mercado de Janeiro e os resultados (22%), em comparação com as entrevistas a atletas, dirigentes ou treinadores (19%) ou os destaques mais polémicos (6%).

Na semana analisada, os temas da ordem do dia foram a jornada da semana, especialmente o jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto, a dúvida sobre o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica, a entrevista do presidente do SLB Luís Filipe Vieira ao programa televisivo da Cristina Ferreira ou as várias transferências de jogadores e treinadores. Ao nível das polémicas foram repetidamente repescados casos como o processo dos e-mails, e-topeira, mala ciao ou cashball, dúvidas sobre a arbitragem, apito dourado ou a presidência de Bruno de Carvalho.

Relativamente ao tom adotado pelos media portugueses durante esta cobertura noticiosa, foi, maioritariamente, neutro (68%) mas também negativo (22%), apesar da atualidade desportiva do momento. Apenas 10% dos media revelaram ter uma abordagem positiva a notícias dedicadas ao futebol nacional.

O estudo destaca ainda que são os programas televisivos, exclusivamente dedicados ao futebol, os principais influenciadores do tom negativo gerado à volta deste tema, sobretudo os de alguns canais de cabo – embora programas também de canais do cabo, como a Grande Área da RTP3 e Aposta Tripla da Sport TV (33%), Tempo Extra da SIC Notícias (24%) e Mais Futebol da TVI24 (20%) se destaquem por promover uma abordagem positiva, a par do diário online Observador (20%).

 

Tom das notícias sobre o futebol nacional é maioritariamente neutro ou negativo

Na análise só das capas, entre 7 e 13 de Janeiro, o tom dominante na cobertura dos meios de comunicação social foi maioritariamente neutro (82%), em relação ao negativo (13%) ou ao positivo (apenas 5%).

Já os temas em destaque foram para a atualidade (28%), os resultados (26%), as transferências (24%), as entrevistas (17%) e as polémicas (5%).

No mesmo período, a análise à homepage dos meios digitais revelou um tom de 84% neutro, 13% negativo e apenas 3% positivo, sendo que a maioria das notícias em destaque eram de atualidade (33%), resultados e entrevistas (21%), transferências (20%) e polémicas (5%).

No caso da análise ao conteúdo dos programas de televisão, o estudo do IPAM demonstra que, ao longo da semana em observação, o tom das intervenções foi também neutro, com 49%, ou negativo, com 33%. Apenas 18% foi positivo. Os destaques foram dados a temas de transferências (28%), e atualidade (26%), resultados (20%), entrevistas (16%) e polémicas (10%).

 

Ficha Técnica do Estudo

O estudo “O Produto Futebol nos Media em Portugal “foi desenvolvida pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM e coordenado pelo Professor Daniel Sá, Diretor Executivo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing.

A análise de conteúdo mediático foi realizada durante 7 dias, entre 7 (segunda-feira) e 13 (domingo) de Janeiro de 2019, com o objetivo de observar uma semana regular, só com a competição da Liga NOS.

O estudo dividiu-se na análise em três dimensões: do conteúdo dos títulos das capas dos jornais, dos títulos das homepages e de todas as intervenções dos programas de televisão.

Comentários

pub