Equipa de Apoio Psicológico das escolas de Lagos vai ser reforçada

O apoio psicológico vai ser alargado ao 2º ciclo, quando até agora só era dado no 1º ciclo

A Equipa de Apoio Psicológico das escolas de Ensino Básico de Lagos foi reforçada. A Câmara de Lagos aprovou por unanimidade um aprofundamento da parceria existentes entre o município e os dois agrupamentos de escolas do concelho, afetando mais meios humanos a esta equipa, «o que permitirá alargar o âmbito do apoio psicossocial também ao 2.º ciclo do Ensino Básico».

«Este trabalho consubstanciar-se-á numa intervenção de primeira linha com os alunos, as famílias e respetiva comunidade escolar, com o objetivo de prevenir e despistar situações de risco, contribuir para o sucesso escolar dos alunos, estabelecer estratégias de intervenção e inclusão dos alunos e das famílias na comunidade», segundo a Câmara de Lagos.

Ao mesmo tempo, manter-se-á o Apoio Psicológico (Psicopedagógico e Psicossocial) que já vinha sendo prestado no 1º Ciclo.

«No âmbito das sinalizações, a Equipa de Apoio Psicológico – atualmente constituída por 3 Técnicas Superiores – estabelecerá contacto com os vários intervenientes, procederá à avaliação e/ou ao apoio psicológico direto (com a criança) ou indireto (com outros intervenientes), encaminhará (se necessário) para outras entidades e colaborará em atividades de informação/formação aberta à comunidade educativa», explicou a autarquia.

Também está prevista a participação da autarquia na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, à luz de uma lei aprovada em Julho passado, «que consagra a possibilidade das escolas estabelecerem parcerias com os serviços da administração local para apoio à equipa multidisciplinar e para a implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de modo a potenciar sinergias, competências e recursos locais».

Comentários

pub