Empresas algarvias apostam no ozono para tentar eliminar microplásticos da água

A Caviar Portugal também vai usar geradores de ozono da Solution Ozone para manter a qualidade da água na sua exploração aquícola

As empresas algarvias Solution Ozone e Caviar Portugal assinaram um protocolo de colaboração que inclui  um estudo «que visa eliminar os microplásticos, eficazmente, através o uso do ozono».

Esta ambiciosa meta é uma das componentes do acordo que as duas empresas, ambas sediadas no espaço empresarial do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, celebraram esta segunda-feira.

A Solution Ozone, uma startup na área da Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia que comercializa geradores de ozono e outras «soluções à medida», vai, desde logo, implantar sistemas que reduzem ou anulam o uso de produtos químicos na cadeia de produção da Caviar Portugal, empresa que pretende produzir em grande escala  esturjão e as suas preciosas ovas em Portugal.

«Com este protocolo, a Solution Ozone pretende contribuir para a sustentabilidade do planeta e melhorar a qualidade de vida da população. O ozono é 100% natural e um dos elementos mais poderosos do planeta, sendo um forte oxidante e revitalizante e um potente aliado no combate aos microorganismos, podendo ser utilizado tanto a nível clínico, como a nível industrial», segundo a startup algarvia.

Além da disponibilização da tecnologia já comercializada por esta empresa,  o protocolo também contempla a abertura de uma linha de investigação científica.

A Solution Ozone «iniciará um estudo que visa eliminar os microplásticos, eficazmente, através o uso do ozono, mantendo a Caviar Portugal produtos de alta qualidade face à concorrência».

«Apesar de ainda não terem sido identificados microplásticos nos nossos produtos, cremos que é um problema real e que necessitamos estar preparados com soluções preventivas. O ozono permite-nos manter uma qualidade da água ótima nos nossos sistemas de produção do ponto de vista químico e microbiológico. Se conseguimos aliar a isso também a eliminação de microplásticos, as vantagens são muitas. A ideia parece-nos muito interessante e viável pelo que abraçamos desde o primeiro momento esta colaboração com a Solution Ozone», segundo Paulo Pedro, diretor executivo da Caviar de Portugal.

«A Solution Ozone está a apostar em algo que já existe há mais de 200 anos e tem sido ignorado por muitos, por falta de conhecimento ou de experiência», afirmou, por seu lado Bruno Felício, responsável máximo pela startup algarvia.

É que, segundo na empresa, «o ozono é um dos maiores desinfectantes do mundo e é 100% natural, sendo uma possível solução no combate aos microplásticos».

Comentários

pub