Eliminatória regional do concurso Famelab disputa-se na Universidade do Algarve

Inscrições estão abertas até 15 de Fevereiro

A Universidade do Algarve (UAlg) vai ser palco de uma das eliminatórias regionais do concurso Famelab Portugal no próximo dia 28 de Fevereiro, às 18h00, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas, em Faro. 

Os interessados podem candidatar-se até ao dia 15 de Fevereiro.

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, sem a ajuda de suporte multimédia. Os concorrentes são julgados pelo conteúdo, clareza e carisma das suas apresentações.

O concurso foi criado com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público em geral e está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Na eliminatória que irá realizar-se na UAlg vão ser selecionados no máximo três semifinalistas que, posteriormente, irão às semifinais, em Março.

Os vencedores das semifinais ficarão apurados para final nacional do concurso (Abril a Maio de 2019). Todos os finalistas vão participar numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional.

O vencedor da final nacional FameLab Portugal 2019 representará Portugal na final internacional que se realiza no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, em Junho de 2019.

A eliminatória é aberta ao público e tem entrada livre.

Os concorrentes devem submeter, em formulário de candidatura online, um vídeo com a apresentação oral do tema escolhido.

A qualidade e o formato do vídeo não são importantes, mas devem transmitir ao júri uma ideia clara do que vai ser a apresentação nas eliminatórias regionais, perante o público. As apresentações nas fases que decorrem em Portugal são efetuadas em português, mas o vencedor nacional fará as apresentações nas meias-finais e final internacionais em língua inglesa.

Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No Algarve, é uma parceria que, além da Universidade do Algarve, conta com a participação dos Centros Ciência Viva de Lagos, do Algarve e de Tavira.

Comentários

pub