Duas toneladas de berbigão apreendidas na Ria Formosa

Os bivalves, por se encontrarem ainda vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural

Duas toneladas de berbigão foram apreendidas, na madrugada do passado dia 12 de Janeiro, pela Polícia Marítima de Faro, na Ria Formosa. 

​«Nesta ação foram apreendidos 65 sacos cheios de berbigão, bem como uma embarcação de recreio que servia de apoio à apanha, não tendo sido possível identificar os intervenientes. Foi levantando o respetivo auto de notícia com vista à instauração de processo de contraordenação», diz a Autoridade Marítima Nacional.

Os bivalves, por se encontrarem ainda vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural na Ria Formosa.

A operação envolveu três agentes da Polícia Marítima e um elemento da Capitania do Porto de Faro, apoiados por duas lanchas da Polícia Marítima.

A utilização de uma embarcação registada na atividade da Náutica de Recreio, como meio de transporte dos apanhadores, dos utensílios, dos equipamentos e dos espécimes capturados, é punível com uma multa que pode ir dos 249 euros ao 24.939 euros.

Por transportar e desembarcar berbigão com tamanho mínimo inferior ao previsto, também foi praticada uma contraordenação, com coima de 598.56 euros a 37.409.84 euros.

Comentários

pub