Distritos do Sul também sob aviso amarelo por causa do frio

Até quarta-feira, as temperaturas vão continuar a descer

Faro, Beja, Setúbal e Évora são quatro dos treze distritos de Portugal continental que estão sob aviso amarelo, pelo menos até à próxima quarta-feira, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, abaixo dos cinco graus em quase todo o território continental.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este domingo sob aviso amarelo os distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Bragança, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Guarda, Leiria, Santarém e Lisboa.

Segundo o IPMA, haverá «acentuado arrefecimento noturno», com «formação de geada» nos próximos três dias, em especial nos vales e terras baixas, podendo persistir em alguns locais do Nordeste Transmontano.

No Algarve, as temperaturas mais baixas são esperadas para os extremos da região. Assim, em Alcoutim, hoje as temperaturas deverão andar entre a mínima de 2 a a máxima de 17, mas amanhã (e durante toda a semana) a mínima baixará para 1 grau. Em Aljezur, por seu lado, a mínima será este domingo de 2 graus, mas também baixa a partir de amanhã para apenas 1 grau.

Em Faro, que será mesmo a cidade mais quente do Continente, haverá uma mínima de 6 e máxima de 19, enquanto em Sagres os valores serão de 5 e 18 graus.

De acordo as previsões do IPMA, até quarta-feira, as temperaturas vão continuar a descer, sendo esperadas mínimas de zero graus em Vila Real, Santarém, Leiria, Évora e Setúbal, enquanto em Bragança os termómetros vão descer até aos -4 graus e Braga aos -3.

Em Beja, os termómetros poderão chegar à mínima de 1 grau, mas em Évora poderão mesmo registar temperaturas negativas (-1ºC). Em Setúbal, poderão descer aos zero graus.

Em Lisboa, os termómetros vão oscilar entre os quatro e os 14 graus e o Porto entre os seis e os 16.

No interior, na Guarda, os termómetros vão oscilar entre os três e os nove graus, de mínima e máxima, respetivamente.

No distrito de Braga, as mínimas chegam aos -3 graus centigrados, enquanto de máxima os bracarenses vão poder contar com 16 graus. Também Bragança acordou com -2 de temperatura mínima, podendo as máximas chegar aos 14.

Comentários

pub