Dia das Zonas Húmidas celebrado em Olhão, Tavira e Alvor

Rias Formosa e de Alvor estão entre as zonas húmidas portuguesas reconhecidas pela Convenção de Ramsar

O Dia Mundial das Zonas Húmidas vai ser celebrado, no Algarve, com iniciativas em Olhão, Tavira e Alvor. A lenda do Arraúl, exposições e passeios pela Ria Formosa são algumas das atividades que vão ser promovidas, a partir de hoje e até 8 de Fevereiro.

A Ria Formosa e a Ria de Alvor contam-se entre as 31 Zonas Húmidas classificadas ao abrigo da Convenção de Ramsar existentes em Portugal.

Hoje quinta-feira, os alunos Arraúl das escolas EBI|JI de Pechão e de Quelfes, em Olhão, acolheram a iniciativa dirigida às crianças do pré-escolar – “Arraúl – A Lenda de Olhão que conta como surgiu a Ria Formosa”.

A mesma atividade irá a outras escolas do concelho de Olhão, nomeadamente à EBI|JI Cavalinha (dia 1 de Fevereiro), EB|JI nº7 de Olhão (dia 6), EB1|JI da Fuseta (dia 7) e EB1|JI nº 4 de Olhão (dia 8), sempre da parte da manhã.

Também amanhã, dia 1 de Fevereiro, será feita a apresentação “Zonas Húmidas para um futuro urbano sustentável”, que terá uma exposição e diálogo associados, a partir das 10h00, no complexo desportivo de Alvor, no concelho de Portimão.

No dia 4 de Fevereiro, técnicos da Rede de Museus do Algarve vão observar aves no Centro de Educação Ambiental de Marim, situado na quinta onde está sediado o Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão.

No dia seguinte, 5 de Fevereiro, no mesmo local, os alunos da escola EB 2,3 José Carlos da Maia, de Olhão, vão fazer o percurso interpretativo “Ria Formosa RAMSAR”.

A 6 de Fevereiro, às 14h30, será a vez dos alunos da escola EBI|JI da Conceição de Tavira partirem à descoberta do Parque Natural da Ria Formosa.

No dia 7, Às 10h00, está agendado um percurso ao sapal e às dunas da Praia do Barril (Santa Luzia) para os jovens do 2º e 3º do Ensino Básico e do Secundário.

Em Tavira, as celebrações encerram, no dia 8 de Fevereiro, às 14h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, com a palestra “Pesca e aquacultura: necessidade e sustentabilidade” destinada aos estudantes do 3º Ciclo e Secundário.

Comentários

pub